Notícias

Convênio beneficia estudantes de escolas estaduais

11/03/2008


Convênio beneficia estudantes de escolas estaduais

     A continuidade do Projeto de Extensão que oferece apoio psicopedagógico a estudantes do Ensino Fundamental de escolas da região está garantida com a assinatura de convênio entre a UNIDAVI e a Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina (Gered) nessa quinta-feira, dia 13.  Através do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi), crianças com dificuldades de aprendizado são beneficiadas, gratuitamente, desde março de 2007.

    O evento reunirá professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino na Sala 118, Campus Rio do Sul, às 15h30min. Será uma oportunidade de ampliar o trabalho, desenvolvido pela professora Doutora, Edla Grisard Caldeira de Andrada e pela psicopedagoga e Mestre, Idonezia Collodel Benetti.

    As professoras desenvolvem o projeto no curso de Psicologia, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex).  Elas recebem o apoio do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia (NEAP), da UNIDAVI e da gerente de Educação, Henriete Jacobsen, na realização dos trabalhos.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 O Projeto

    O Sinapsi iniciou em março de 2007 com o objetivo de potencializar a capacidade cognitiva, afetiva e social de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Após a aprovação dos pais, 47 crianças de primeira à terceira série foram avaliadas e 17 delas participaram de testes de desempenho, jogos lúdicos e encontros semanais no NEAP da UNIDAVI.

    Os estudantes foram divididos em grupos e ficaram sob a coordenação de acadêmicas da 10ª fase do curso de Psicologia. Também foram realizadas visitas às escolas e às famílias, quando professores e pais foram orientados a fim de contextualizar o atendimento aos estudantes.

     As crianças assistidas pelo Sinapsi obtiveram resultados positivos: qualificaram o desempenho escolar; aperfeiçoaram a escrita, a oralidade, a agilidade de raciocínio, a resolução de problemas matemáticos e a criatividade. Os estudantes com dificuldade em cumprir normas sociais passaram a se integrar melhor com professores e colegas e aqueles com problemas de comunicação conseguiram se expressar de forma mais clara e objetiva.

    De acordo com a professora Edla, a participação no projeto fez com que as crianças finalizassem o ano letivo de 2007 com o estímulo necessário ao seu desenvolvimento integral, visto que as necessidades sociais e culturais não podem ser supridas apenas por  suas famílias.

Texto: Tiago Amado

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: