Notícias

Projeto Sinapsi atenderá mais estudantes da região

14/03/2008


Projeto Sinapsi atenderá mais estudantes da região

    Um evento informal, mas muito importante para o Projeto de Extensão: Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi). Assim foi a assinatura do convênio entre a UNIDAVI e a Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina (Gered) na quinta-feira, dia 13, que confirmou a continuidade dos trabalhos. Através dele mais estudantes com dificuldades de aprendizado no Ensino Fundamental de escolas da região poderão receber atendimento psicopedagógico.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

   O documento foi assinado pelo reitor, Viegand Eger, e pela Gerente Regional de Educação de Rio do Sul, Henriete Jacobsen, na Sala 119, Campus Rio do Sul, na presença de acadêmicos e professores. 

  

     Henriete destacou que o projeto é um ótimo exemplo de trabalho de inclusão a ser divulgado como modelo para  todo o Estado. Eger parabenizou a professora Doutora, Edla Grisard Caldeira de Andrada e a psicopedagoga e Mestre, Idonezia Collodel Benetti, responsáveis pelo Sinapsi, e destacou a importância do Projeto como ação de responsabilidade social.

 

     

   Edla explicou que a meta para este ano é avaliar 100 crianças e prestar atendimento à metade delas. Serão entrevistas; testes de desempenho e jogos lúdicos em encontros semanais no Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia (NEAP) da UNIDAVI. As reuniões serão coordenadas por 12 acadêmicos da 6ª e 9ª fases de Psicologia e formados pelo curso que mostraram interesse em continuar no trabalho.

 

 O Projeto

    O  Sinapsi iniciou em março de 2007 com o objetivo de potencializar a capacidade cognitiva, afetiva e social de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Após a aprovação dos pais, 47 crianças de primeira à terceira série foram avaliadas e 17 delas foram encaminhadas ao NEAP da UNIDAVI.

     Os estudantes foram divididos em grupos e ficaram sob a coordenação de acadêmicas da 10ª fase do curso de Psicologia. Também foram realizadas visitas às escolas e às famílias, quando professores e pais foram orientados a fim de contextualizar o atendimento aos estudantes.

     As crianças assistidas pelo Sinapsi obtiveram resultados positivos: qualificaram o desempenho escolar; aperfeiçoaram a escrita, a oralidade, a agilidade de raciocínio, a resolução de problemas matemáticos e a criatividade. Os estudantes com dificuldade em cumprir normas sociais passaram a se integrar melhor com professores e colegas e aqueles com problemas de comunicação conseguiram se expressar de forma mais clara e objetiva.

      De acordo com a professora Edla, a participação no projeto fez com que as crianças finalizassem o ano letivo de 2007 com o estímulo necessário ao seu desenvolvimento integral, visto que as necessidades sociais e culturais não podem ser supridas apenas por  suas famílias.

     As professoras desenvolvem o projeto dentro do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex).

  Texto e fotos: Tiago Amado

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: