Notícias

Rubéola: Enfermagem imuniza comunidade acadêmica

29/08/2008


Rubéola: Enfermagem imuniza comunidade acadêmica

 

   O olhar de alguns era de desconfiança. Outros afirmaram não sentir dor com a injeção. Foi assim que 586 acadêmicos, professores e funcionários da UNIDAVI receberam a vacina contra a rubéola. Estudantes de Enfermagem imunizaram homens e mulheres entre 20 e 39 anos, no Laboratório de Enfermagem e Sala Magna, Campus Rio do Sul. Após a vacina, o público recebeu o comprovante e o botton adesivo ¿Tô Vacinado ¿ Brasil Livre da Rubéola¿.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    O atendimento foi realizado nos dias 19 e 20, de manhã a noite, sob a orientação da coordenadora do curso, Rosimeri Geremias Farias, e do professor da disciplina Práticas Integrais em Saúde Coletiva, Adalberto Jorge da Silveira. O professor foi também o responsável pela capacitação dos acadêmicos de todas as fases que atuaram na mobilização.

 

 

     O curso aderiu à Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola no Brasil. O objetivo é imunizar cerca de 70 milhões de brasileiros da doença, que é contagiosa, causada por um vírus que provoca febre e manchas vermelhas, tipo ¿pintinhas" na pele.  É grave quando atinge a mulher grávida, pois pode causar o aborto ou cegueira, surdez, glaucoma e catarata, más formações no coração e retardo mental no bebê.

 

Sábado tem mais vacinação

      A coordenação do curso informa que sábado, 30, é o Dia Central de Vacinação contra a Rubéola. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio do Sul, a comunidade deve procurar a Policlínica de Referência Regional ou os postos de saúde dos bairros. O atendimento será realizado entre 8h e 17 horas, também no posto que será montado na Praça Ermembergo Pellizzetti, Centro.

    Rio do Sul deve imunizar 18.878 pessoas para atingir a meta do Ministério da Saúde para a cidade. Até o final da tarde de quarta-feira, dia 27, 14.692 pessoas haviam recebido a vacina, o que corresponde a 78% da população na faixa de idade indicada.

Texto e fotos: Tiago Amado ( SC 0003179 ¿ JP) 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: