Notícias

Crianças desenvolvem capacidade de pensamento no Projeto Sinapsi

28/01/2009


Crianças desenvolvem capacidade de pensamento no Projeto Sinapsi

 

    Acadêmicos de Psicologia auxiliaram no processo de aprendizagem de 36 crianças através do Projeto de Extensão Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi). Entre março e novembro, os estudantes promoveram atividades para potencializar a capacidade cognitiva de alunos do Ensino Fundamental de escolas de Rede Estadual de Educação. Também estimularam as habilidades sociais e o desenvolvimento da criança na família e na escola.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    Um exemplo dos bons resultados do Sinapsi é um garoto de 13 anos. O aluno da 4ª série possui três reprovações no currículo. Devido a dificuldades de memorização não conseguia escrever o próprio nome.

    O garoto é quieto e com poucas palavras conta que ¿foi muito legal¿ participar do Projeto. Duas vezes por semana se deslocava sozinho até o Campus Rio do Sul da UNIDAVI. No Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia (NEAP) se encontrava com outras crianças e acadêmicos para praticar jogos cognitivos.

    O desenvolvimento foi perceptível em sala de aula, de acordo com a assistente técnica pedagógica da Escola, Silvia Maria Jasper. Silvia lembra do dia 7 de Setembro deste ano, quando o menino subiu no palco montado na Escola para as homenagens do Dia da Independência. O garoto surpreendeu professores e colegas com a leitura de um texto. Silvia ficou muito emocionada ao ver o aluno descobrindo a linguagem das letras e palavras. ¿Parecia cena de um filme. Ele queria muito aprender a ler, e conseguiu¿, afirma.

 

O garoto desvendou as palavras

 

 

   O sucesso conquistado pelo aluno também alegrou os acadêmicos e professores de Psicologia que se reuniram na tarde de quinta-feira, dia 27, para finalizar os trabalhos do Sinapsi neste ano. O estudante leu um pequeno texto durante o encontro, realizado na Sala Magna, Campus Rio do Sul. Participaram também representantes da Gerência Regional de Educação, parceira do projeto, e diretores de escolas que enviaram alunos para receber atendimento.

    Outro momento especial foi a apresentação da música ¿Sinapsi¿. Meninas assistidas pelo Projeto contaram em versos a experiência nas atividades, acompanhadas do som da guitarra do acadêmico, Roberto Haveroth.

    Os extensionistas da 6ª, 7ª, 9ª e 10ª fase também apresentaram os jogos utilizados para desenvolver os processos psicológicos superiores dos alunos como: criatividade; linguagem; flexibilidade de pensamento; memória; concentração e atenção.

 

    O entusiasmo e dedicação dos professores e acadêmicos garantem a continuidade do Sinapsi. A professora Mestre e acadêmica de Psicologia, Idonezia Collodel Benetti, destaca a importância do vínculo criado com as escolas. Afirma que ainda é preciso conscientizar mais docentes e pais para incentivar as crianças a participar,  e que o projeto não tem um foco pedagógico e sim de desenvolvimento do pensamento. Assim, a evolução da criança depende de tempo e do trabalho em conjunto entre a Psicologia e a Pedagogia. Outro desafio é viabilizar o transporte dos alunos até a UNIDAVI.

    O Sinapsi é coordenado pela professora Idonezia e pela professora Doutora, Edla Grisard Caldeira de Andrada, através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex). Em 2009 deverá atender mais escolas, além das já beneficiadas: João Custódio da Luz, Paulo Zimmermann, Willy Hering, Francisco Altamir Wagner, Anibal de Barba e Alfredo Dalfovo.

 

Texto e fotos: Tiago Amado

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: