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Egressos Unidavi

06/04/2015


Apostas são para alavancar engajamento de E-commerce. 

A Empresa Riossulense, Magamobi, especializada em vendas de smartphones online, tem como Diretor, o egresso do curso de Administração, Jaison Goedert e como Gerente de Marketing de Conteúdo, o egresso do curso de Administração Marketing, Maicon Rodrigo Paul.

Pensando o marketing digital sobre um novo prisma, ambos desenvolveram uma estratégia diferenciada. Com objetivo no engajamento dos fãs da marca, o modelo tem bases de Inbound Marketing (Novo Marketing) e demonstrou excelente aceitação e interação dos consumidores quando aplicado às marcas e-commerce. Inicialmente, optaram por uma análise das abordagens já realizadas pela empresa nas estratégias de marketing digital e concluíram que era hora de mudança, tendo o Inbound Marketing como um grande aliado.

O Modelo é uma ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade, direcionado para os temas de interesse do público-alvo. A tática se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de tentar comprá-las pelas mídias pagas, destaca Maicon. A resposta do cliente é imediata. Vamos analisar como case a loja Cissa Magazine que, no segundo semestre de 2014, dobrou o número de pessoas impactadas pela marca apenas com estratégias de marketing de conteúdo, foram mais de 1 milhão de novos usuários engajados com perfil da marca, pois interagiram e participaram das estratégias apresentadas, conclui.

No atual cenário do marketing, principalmente no segmento e-commerce, é o cliente quem controla as informações que quer receber, portanto, não basta entender e apostar em mídias pagas. Hoje são necessários amplos conhecimentos sobre o comportamento do público e planejamentos de marketing digital com foco específico no resultado esperado.

Maicon destaca que os consumidores passaram a fazer um 'bloqueio mental' sobre as mídias pagas, pois são mídias que empurram publicidade, as pessoas apenas ignoram a mensagem. A diretoria da Magamobi percebeu isso e passou a investir em marketing de conteúdo, ultrapassando esse bloqueio. Não apenas a mensagem chega, mas passa a ser buscada pelo consumidor, comenta.

Jaison conta que foi necessário ousar. A Magamobi foi uma das primeiras empresas situadas no comércio eletrônico a investir em sua própria equipe de marketing de conteúdo, procuramos por bons profissionais no mercado, investimos em capacitação e estruturamos os setores para produção de conteúdo voltado aos interesses do nosso público. Hoje, nossos colaboradores trabalham com otimização para mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo, trabalham com Social Media, em mídias sociais como Facebook, Google Plus, Twitter, Instagram e audiovisuais com o canal de vídeos via YouTube, enfatiza.

Especificamente em relação à marca Cissa Magazine, a Magamobi optou por resultados voltados aos clientes, interações e engajamento dos fãs da marca. A estratégia foi desenvolvida com foco no consumidor, não apenas em táticas de venda, mas apresentando um conteúdo de interesse, que ajudasse o usuário no processo de decisão da compra.

A equipe de Marketing de Conteúdo desenvolveu temáticas específicas, trabalhando com opções, dúvidas e curiosidades, reforçando o branding da marca Cissa Magazine e gerando materiais valiosos na opinião dos clientes. Deu certo! Com baixo custo para a holding e disponibilidade nos mais diversos meios e formatos de conteúdo, a marca ganhou canais de comunicação multidirecionais, específicos para cada perfil de clientes e passou a interagir, fazendo parte das redes e conexões diárias deles.

Maicon conclui demostrando resultados. Nos primeiros 20 dias da criação da landing page: os 10 melhores celulares para comprar em 2015, o conteúdo obteve 31.722 visualizações de páginas provenientes das estratégias de SEO  otimização para mecanismos de pesquisa ¿ e redes sociais, todas não pagas. Outra página que repercutiu muito bem entre os usuários foi o infográfico: A evolução da linha de celulares Samsung Galaxy S. O material foi, inclusive, replicado na íntegra por diversos veículos de comunicação nacionais e sites voltados ao segmento de tecnologia e e-commerce, redirecionando usuários para o nosso site.

Investir em conteúdos que fogem da publicidade continuam na pauta da Magamobi. Com os resultados alcançados junto à Cissa Magazine e às demais marcas da holding  Gurivéio.com, Marcelo Smart, Lidimania e SamStore  a diretoria já colocou novas estratégias em prática. Aumentar a equipe de marketing de conteúdo, investir ainda mais na capacitação desses profissionais e também ampliar a atuação da comunicação com um departamento de jornalismo. Também traçamos planos para o M-Marketing (Mobile Marketing), para o desenvolvimento de conteúdos em série e para interações de marca versus cliente. Quem acompanha nossos canais verá muita coisa boa que vem por aí, conta Jaison.

Se as estratégias de marketing devem falar diretamente com o cliente, é imprescindível que este responda. Portanto, o material proposto pelo Inbound Marketing pode ser visto como uma solução para intermediar essa troca de contatos. Quando original, criativo e de qualidade, o conteúdo impacta o consumidor de modo diferencial, abordando temas de interesse, sobre os quais ele quer ler e opinar, temas que ele discute e compartilha com sua rede de contatos. Esse engajamento do cliente/fã é um viral extremamente atraente para as marcas, pois gera ótimos resultados orgânicos e menções à marca, de forma gratuita e a faz ser lembrada e comentada por todo o segmento de mercado-alvo, finaliza Jaison.

  Texto adaptado de Marilei Pessatti Assessoria de Imprensa Magamobi

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