Últimas Notícias
Notícias

Prof.ª Josie Budag Matsuda
18/12/2017
A Prof.ª da Unidavi, Josie Budag Matsuda, agora é Doutora em Biotecnologia pelo Departamento de Biotecnologia em Plantas Medicinais e Microrganismos, da Universidade de Ribeirão Preto.
Josie defendeu a Tese "Efeito da terbinafina no perfil de expressão gênica de Trichophyton rubrum co-cultivado em linhagem de queratinócito humano por RNA-seq". "A escolha do tema está relacionada com a relevância do assunto, visto que as dermatofitoses afetam 25% da população mundial, e o fungo Trichophyton rubrum, tem alta prevalência nos países tropicais, como o Brasil", explica.
Ainda, a Docente ressalta que estes fungos têm uma habilidade de se tornarem resistentes aos antifúngicos existentes no mercado, portanto são necessárias pesquisas que que elucidem os mecanismos de resistência. "Atualmente as técnicas que envolvem biologia molecular é o que tem de mais avançado para estudos de resistência aos antifúngicos", ressalta.
Participaram da Banca: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Fachin Saltoratto, Prof.ª Dr.ª Tamires Aparecida Bitencourt, Prof.ª Dr.ª Mônica Stropa Ferreira Nozawa e Prof. Dr. Gabriel Silva
"Sei que em palavras muitas vezes não alcançamos o que realmente gostaríamos de dizer e que talvez não consiga contemplar todos que fizeram parte desta jornada. Mais em poucas palavras gostaria de agradecer algumas pessoas importantes para esta conquista. Agradeço em especial: Ao professor Charles Roberto Hasse, Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidavi, que acolheu a necessidade de apoio ao aperfeiçoamento dos docentes da instituição. À Monise Fazolin Petrucelli, parceira de projeto, que cruzou o meu caminho e se mostrou como uma pessoa companheira e muito esforçada no que faz. Agradeço a todo apoio, dúvidas esclarecidas, conversas e risadas compartilhadas. Aos colegas de laboratório, que sempre me acolhiam, e faziam parecer que eu fazia parte da equipe. À Ana Lúcia Fachin Saltoratto, orientadora, por ter aceito este desafio, apesar de termos passado por momentos difíceis durante este período, sempre de forma racional auxiliou na passagem dos obstáculos. À banca de qualificação, Mozart, Sônia, e Renê, por todas as dicas e sugestões fornecidas na banca. À Jéssica Cristine Goedert, pelo paciente trabalho e auxílio na formatação. À Lilian Adriana Borges, pelos textos traduzidos e seu grande desprendimento em ajudar. Aos meus alunos de graduação que compreenderam as aulas à distância, solicitadas para que eu pudesse me afastar e cumprisse os requisitos do projeto. Aos meus colegas de trabalho, principalmente aos coordenadores de cursos, que sempre me apoiaram ao longo desta jornada. Aos colegas de trabalho que também estavam na mesma situação, em doutorados e mestrados, como foram boas as conversas na sala dos professores, eram como terapia. À Dona Teresa, Senhor Wilton, Ana Claúdia, Antônio, e Beatriz, que fizeram das minhas idas à Ribeirão Preto menos árduas, sempre me acolhendo dando todo o apoio necessário. À minha mãe Iria, por não deixar desistir, quando este era o caminho que parecia mais certo a fazer. Ao meu pai Horst, irmão Ricardo, Silvana, Bianca e Eduardo, por sempre estarem na torcida. À Rosana Möller, que tornou mais leve aos meus filhos a minha ausência, cuidando muito bem das crianças. Ao meu marido Luis Otavio Matsuda, que desde o começo deu todo o apoio, e sempre muito companheiro deixava eu ciente de que não adianta desistir, e que era necessário encarar os desafios. Aos meus filhos Arthur e Rachel, por sempre, sempre entender que toda a minha ausência, era necessária para o meu crescimento profissional. A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada!"
Parabéns Professora Josie!