Notícias

Estudante amigo

18/08/2017


Todos os anos muitos estudantes que não possuem deficiência auxiliam os alunos deficientes nas adaptações de materiais, formatação de textos e outros encaminhamentos.  

O Projeto "Acessibilidade", coordenado pela Professora Marizete Serafim Hoffmann, do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais - Nopne, foi criado em 2004. "Esta atividade objetiva oferecer a acessibilidade aos estudantes com deficiência visual", comenta.  

Assim, além de ajudar o estudante, o Projeto auxilia na inclusão e socialização. "Os estudantes não ajudam só pelas horas complementares, que são convalidadas, mas por se importarem com o outro. Eles se tornam amigos de verdade, é muito especial", enfatiza Marizete.  

O Nopne atende pessoas com deficiência e auxilia na mediação de ensino e aprendizagem. Neste contexto, faz orientações, adaptação dos materiais e textos, digitalizando e formatando para que os estudantes cegos ou de baixa visão possam ter acesso ao conhecimento.  

A Acadêmica do Curso de Pedagogia, Tayla Kuhnen,  que também é estagiária do Nopne, comenta que receber este tipo de auxílio já facilitou muito a vida dela. "Diariamente tenho recebido textos em formato de Word, para que possam ser lidos com NVDA, o que não conseguiria fazer sozinha. Além dos textos, também recebo, de alguns professores, slides com imagens e para que eu consiga entender as imagens, são feitas descrições pelos estudantes e funcionárias do Nopne e isso ajuda bastante minha vida acadêmica", ressalta.

Os acadêmicos interessados em ajudar podem procurar a equipe do Nopne (sala 109 - 1º piso) e fazer o cadastro. 

O projeto oferece 20 horas complementares durante todo o semestre. 

 UNIDAVI, o lugar onde você merece estar!

Compartilhe a notícia: