Últimas Notícias
Notícias

Colégio UNIDAVI
20/09/2017
Os alunos e professores do Colégio Universitário UNIDAVI participaram da VI Edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe - Fiepe. Eles apresentaram dois trabalhos, desenvolvidos no Grupo Estudantil em Iniciação Científica - GEIC.
O primeiro foi "Segurança nutricional: alimentos cultivados com o uso de pó de rocha", apresentado pelas alunas Bianca Roberta Hasse e Renata Dalcanale Araújo e pela Prof.ª M.ª Sandra Aparecida dos Santos. Prof.ª Sandra explica que essa pesquisa se propôs a uma análise científica da rocha Ritmito, típica da região do Alto Vale do Itajaí, e do uso para a agricultura. "O estudo foi pensado com a intenção de contribuir para uma produção sustentável de alimentos mais saudáveis e completos nutricionalmente (no aspecto mineral)", enfatiza.
O segundo trabalho apresentado, intitulado "Caminhões pesados e bloqueados por um dispositivo mecânico", foi apresentado pelos alunos Felipe Yuri Arceno Fujii, Bruno Sborz, Victória Paranhos D´Ávila e pelo Prof. Leandro Rogel da Silva. Ele traz a realidade da região do Alto Vale do Itajaí, assim como de outras regiões do Estado e do Brasil. Mostra um tráfego intenso de veículos de pequeno e grande porte pelas rodovias, com riscos de acidentes por vários motivos; entre eles os caminhões que excedem o peso de carga permitido, danificando a pavimentação das rodovias, consequentemente, colocando em perigo todos os envolvidos. "Foi pensando nisso que o grupo de Iniciação Científica iniciou o esboço de um dispositivo mecânico que impedisse o movimento do caminhão, caso este, esteja com o peso excedido; algo seguro e eficaz, que parasse o caminhão sem danificá-lo", explica Prof. Leandro.
Para Prof.ª Sandra, o desenvolvimento de pesquisa, por estudantes da Educação Básica, constitui uma oportunidade de aproximação de situações reais com a aplicação dos conceitos estudados nas diferentes disciplinas, buscando a intervenção qualificada nas mesmas.
Ainda, a participação em eventos como o Fiepe possibilita o diálogo entre pares, o conhecimento de outras pesquisas desenvolvidas em outras realidades, sobretudo em relação ao tema e aos procedimentos científicos envolvidos. "Além da vivência, da experiência de um evento científico com seus diferentes momentos, palestras, comunicações orais, apresentação de pôsteres, momentos culturais, entre outros", finaliza a Pesquisadora.