Notícias

Dossiê Democracia e Desenvolvimento

19/11/2019


O Pesquisador da Unidavi, Prof. Dr. José Ernesto de Fáveri, publicou o Artigo Conceito de Desenvolvimento Nacional a partir do Pensamento de Álvaro Vieira Pinto. "O propósito desta análise é compreender o significado do desenvolvimento nacional endógeno a partir do pensamento de Vieira Pinto, mediante um pensar em torno e sobre a realidade nacional e local", comenta o docente.

A publicação faz parte do Dossiê Democracia e Desenvolvimento, da revista científica Profanações, através da Universidade do Contestado - UNC de Canoinhas sobre a temática Conceito de Desenvolvimento Nacional.

A abordagem do artigo do professor de Fáveri está organizada em torno de alguns eixos interligados que apontarão a direção das reflexões contidas ao longo do texto. 

O primeiro trata de uma breve contextualização do pensamento do pensador para abordar os fundamentos da ideologia do desenvolvimento nacional que consiste na elaboração de um conjunto de ideias capaz de sustentar e orientar esse processo nacionalista-desenvolvimentista.

No segundo eixo, fez-se uma análise em torno da contribuição que a educação pode oferecer e qual a ética que orienta o comportamento coletivo da nação mediante o compromisso de implementar o projeto de superação da condição de país subdesenvolvido.

O terceiro eixo tem o desafio de compreender a relação interdependente e reversível entre o desenvolvimento nacional e o regional.

Professor de Fáveri buscou elementos do pensar a ideologia para o desenvolvimento enquanto possibilidade para implementação do projeto de emancipação integral da nação. "Um projeto que tenha a pretensão de apontar a caminho e as estratégias de libertação da nação do incômodo processo de desumanização do ser humano e das massas oprimidas", complementa. 

É preciso pensar a realidade sob uma dupla dimensão. "Pensá-la de dentro para fora e de baixo para cima, em termos socioeconômicos e culturais do país. Enfim, entende-se que a melhor forma de realizar a crítica a atual realidade consiste em manter nossa mente pensando dentro da mesma época em que vivemos", finaliza o autor.

Leia o Artigo na íntegra aqui!

Compartilhe a notícia: