Notícias

Mestrado em Direito, Estado e Sociedade

08/04/2019


O Prof. Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho, que leciona a Disciplina Introdução ao Estudo do Direito e Direito Constitucional, finalizou o Mestrado em Direito, Estado e Sociedade, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. A Banca se deu por meio de videoconferência.

O Docente trabalhou o Tema "Animais não-humanos e governo eletrônico: ferramentas de e-gov na promoção e proteção dos animais". Ele conta que iniciou os estudos em Direito dos Animais por ter uma grande curiosidade sobre uma vertente da filosofia moral, o utilitarismo e, por meio dele, teve contato com o filósofo australiano Peter Singer, um dos principais nomes da ética animal. 

Ainda, para ele, a relação com governo eletrônico foi estabelecida em razão de estudos prévios voltadas para a relação entre direito e inteligência artificial, ciências da computação e tecnologias da informação e comunicação. "Diante dessas temáticas, pude perceber que seria possível utilizar ferramentas de governo eletrônico para garantir a promoção e proteção dos direitos dos animais não-humanos", explica.

Prof. Eliseu ressalta que a tarefa de fazer pesquisa séria é árdua. No Brasil, essa condição parece ser ainda mais acentuada. Assim, quando o pesquisador encontra uma instituição e pessoas dispostas a auxiliar na caminhada, o fôlego é renovado e a tarefa se torna possível. Por mais árdua que seja, a pesquisa talvez seja o melhor instrumento àqueles que se preocupam com o silêncio dos bons e lutam, todos os dias, com todas as forças, para salvar a sociedade de si mesma. "Espero poder contribuir com a academia brasileira por meio dos meus estudos e despertar os acadêmicos para essa fabulosa jornada. A pesquisa não é sobre ter sempre razão e exigir concordância, mas se trata de fazer pensar", complementa.

Para ele, o apoio da Unidavi foi muito importante. "Agradeço por ter me recebido durante a graduação e por me receber agora como um dos membros de seu corpo docente. A contribuição da Unidavi e seu corpo docente em minha formação acadêmica não pode ser expressa em palavras. Tive a grande honra de ouvir, aprender e dividir academia com professores brilhantes durante a graduação e lembro com carinho de suas lições. Costume parafrasear Isaac Newton, e dizer que somente enxerguei longe por estar apoiado nos ombros dos gigantes. Devo muito ao Grupo de Estudos em Direito, Inovações e Bioética (Gedib) da Unidavi, que atualmente coordeno ao lado do professor Mickhael Erik Alexander Bachmann", finaliza.

Compartilhe a notícia: