Arquitetura e Urbanismo

04/03/2020

O Projeto Arquitetura para quem + precisa iniciou com a ideia da Prof.ª M.ª Marina Bernardes, no intuito de aproximar os acadêmicos dos desafios da profissão, com ênfase na população de baixa renda, aquela que mais precisa. "Outros cursos de Arquitetura e Urbanismo, pelo Estado, já estão elaborando projetos semelhantes, mas a experiência é completamente nova na cidade e região", explica Marina.

Há uma lei (Nº 11.888/2008) que assegura o direito de famílias de baixa renda à assistência técnica gratuita para projeto e construção de habitação social e uma das maiores dificuldades encontradas é a aplicação da lei, por falta de setores que exerçam essa função.

Sendo o escritório modelo da Unidavi, um meio de executar ações sociais, através de projetos de extensão, ou de pesquisa, a docente viu a possibilidade de iniciar esse processo. "Fiz a proposta aos alunos e depois de um grande número de interessados, entrei em contato com a assistência social de Rio do Sul. O grupo de alunos é diversificado, variando entre 10ª, 8ª e 6ª fase da Arquitetura e Urbanismo da Unidavi e já incluímos também uma acadêmica de Engenharia Civil", comenta a docente.

As secretarias de Assistência Social e Habitação participam do projeto e enviam laudos da defesa civil, de famílias em situação de vulnerabilidade.

Em setembro de 2019 a equipe realizou as primeiras visitas nas moradias indicadas pela secretaria. O primeiro caso é o do Sr. Orides, de 62 anos. A residência pegou fogo há mais de cinco anos e, desde então, ele mora em uma edícula (o que restou do incêndio), sem água, sem energia elétrica e com risco de desabar. "A situação comoveu o grupo de alunos e, em uma semana, estávamos com a proposta de projeto concluída. Em outubro apresentamos para o Sr. Orides, que aprovou (muito emocionado) o projeto para a nova moradia", ressalta Marina.

Acompanhe a matéria e saiba como está o andamento do projeto.