Artigo Proesde

12/05/2020

A acadêmica do curso de Direito, Milena Vicente e a acadêmica do curso de Psicologia, Sara Letícia Pavanello, ambas alunas do curso de Extensão Proesde Desenvolvimento Regional, escreveram o Artigo: Iniciativas Regionais Inovadoras: Estudo de Caso da Sesi Escola de Contraturno Maker da Cidade de Rio do Sul/SC.

O Supervisor de Educação do SESI, David Jones Treis, comenta que o Contraturno Maker surgiu da ideia de alguns pais. "Um grupo de pais dos estudantes da nossa escola de ensino fundamental, trouxe a demanda de criar uma série de atividades para a semana, que compreendesse o contraturno escolar, devido a seus filhos estarem progredindo para o 6º ano e nosso colégio não ofertar escola integral e assim desenvolver uma solução para atendê-los", complementa.

A pesquisa objetivou identificar e analisar projetos inovadores que se localizam na região do Alto Vale do Itajaí. O Contraturno Maker visa a inovação à educação como forma de aperfeiçoar as modalidades de ensino às crianças no contraturno escolar. Ainda, o projeto venceu o Prêmio de Inovação 2019 da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs). Os desenvolvedores utilizaram o Driven Design Innovation (DDI) para nortear os procedimentos de desenvolvimento e validação das ideias.

Milena comenta que a pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Proesde Desenvolvimento Regional, a partir de recursos da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. "Como principal resultado tem-se que a educação integral mostra-se um método produtivo de ensino, onde escola, família e comunidade discutem as propostas, e os alunos buscam conhecimento além do que é ensinado em sala, e a partir disso promove-se o desenvolvimento regional, principalmente na área da educação", comenta.

Para Sara, essa inovação teve um grande progresso para a educação. "Através dela, pais, comunidade e alunos puderam fazer parte das atividades propostas nas oficinas, que abordam temas como as problemáticas da cidade, bem como sobre a realidade do estudante", finaliza.