Professores da Unidavi contribuem para a Obra "Direito, Fábulas (e outras) Histórias: Dos Contos Infantis ao Imaginário Social de Ontem e de Hoje"

16/08/2023

No mês de julho, o cenário acadêmico da Unidavi foi enriquecido com a notícia de que três professores do Curso de Direito tiveram seus textos publicados na obra "Direito, Fábulas (e outras) Histórias: Dos Contos Infantis ao Imaginário Social de Ontem e de Hoje". Os docentes Giovane Fernando Medeiros, Alan Iago Kistner e Pablo Franciano Steffen se uniram para escrever o capítulo intitulado "Robin Hood: Uma Análise do Combate à Miséria e Aporofobia". Além disso, o professor Giovane Fernando Medeiros também colaborou com os pesquisadores Fernanda Analú Marcolla e Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, ambos da Unijui (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), para produzir o capítulo "Reflexões sobre a Estigmatização Social e a Discriminação das Minorias a Partir da História do Patinho Feio".

A obra, organizada pela Dra. Fernanda A. Marcolla, Prof. Alejandro K. Arrabal e Dr. Rogério Ristow, é uma coletânea de artigos que apresentam análises críticas e reflexões abrangendo uma diversidade de assuntos que permeiam a psicologia, comportamento humano, traumas, síndromes, direitos, criminalidade, preconceito, patriarcado, feminismo, sociologia, cultura, tecnologia, simbologia, violência doméstica, violência de gênero, políticas públicas, relacionamentos abusivos, equidade de gênero, direitos humanos, entre outros temas relevantes.

O capítulo "Robin Hood: Uma Análise do Combate à Miséria e Aporofobia" reflete a riqueza das fábulas e seu poder de moldar percepções sociais e éticas. Neste contexto, os autores exploram a figura icônica de Robin Hood e suas lutas contra a desigualdade e a pobreza, traçando conexões com as questões contemporâneas de miséria e aporofobia.

Já o capítulo "Reflexões sobre a Estigmatização Social e a Discriminação das Minorias a Partir da História do Patinho Feio" aborda a importância das narrativas infantis como ferramentas para examinar questões profundas de estigmatização e discriminação enfrentadas por minorias. Os autores exploram a história do Patinho Feio para destacar a necessidade de compreender e combater a estigmatização social.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!