Notícias

Catadores de Materiais Recicláveis Participam de Palestra sobre Educação Financeira em Trombudo Central

21/05/2025


Na tarde do dia 20 de maio, catadores e catadoras de materiais recicláveis de Trombudo Central participaram de uma palestra sobre educação financeira ministrada pelo professor M.e Carlos Eduardo Strey, do Laboratório de Finanças da Unidavi. A atividade faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo GTEC Social, grupo de extensão universitária voltado à incubação de projetos de impacto socioambiental.

A palestra contou também com a presença dos professores Anielle Gonçalves de Oliveira e Daniel Rodrigo Strelow, que acompanham o projeto como gestores do GTEC Social. A iniciativa foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária de Trombudo Central, por meio da técnica Alessandra Andreia Machado com quem o grupo mantém um trabalho conjunto desde setembro de 2023, voltado à valorização do trabalho dos catadores e à promoção de melhores condições de saúde, segurança e renda.

Durante o encontro, foram discutidos temas fundamentais da educação financeira: como organização das receitas e despesas, formalização da profissão pelo MEI, planejamento financeiro, consumo consciente, poupança e alternativas para o fortalecimento da atividade econômica. A educação financeira, nesse contexto, tem papel estratégico na autonomia e valorização social dos catadores, possibilitando que tenham maior controle sobre sua renda e melhores condições de vida.

A ação reforça o compromisso da Unidavi e do GTEC Social com o desenvolvimento humano e sustentável, reconhecendo a importância dos catadores como agentes ambientais essenciais na cadeia de reciclagem no município. A atividade também se alinha a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, ao promover a inclusão social e econômica de grupos vulneráveis. Entre os ODS contemplados estão: o combate à pobreza (ODS 1), a educação de qualidade (ODS 4), o trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), a redução das desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), consumo e produção responsáveis (ODS 12) e o fortalecimento de parcerias (ODS 17). A iniciativa reforça o compromisso com um desenvolvimento mais justo, inclusivo e ambientalmente responsável.

Compartilhe a notícia: