Últimas Notícias
Notícias

Docentes da Unidavi visitam Terra Indígena Ibirama-La Klãnô para apoiar celebração da cultura Laklanõ/Xokleng
16/07/2025
Equipe do GTEC Social foi convidada pelas lideranças indígenas para dialogar sobre evento comemorativo ao primeiro contato com o homem branco
No dia 1º de julho, uma equipe de professores da Unidavi realizou uma visita à Aldeia Sede da Terra Indígena Ibirama-La Klãnô, localizada no município de José Boiteux (SC). A visita foi promovida pelo GTEC Social da Unidavi e atendeu ao convite de Micael Vaipon Weitscha, secretário da Secretaria dos Povos Indígenas da Prefeitura de José Boiteux.
Participaram da comitiva a professora Anielle Gonçalves de Oliveira e o professor Daniel Rodrigo Strelow, representando o GTEC Social; a professora Elisandra Marluce de Brito Farias, representando a Consultoria Acadêmica Unidavi (CAU); o professor Robson Carlos Avi, representando o Horto Florestal da Unidavi; e o professor Adilson Tadeu Basquerote, representando a Editora Unidavi.
O objetivo do encontro foi dialogar com as lideranças indígenas sobre a realização de um importante evento previsto para o dia 22 de setembro, em comemoração ao primeiro contato do povo Laklanõ/Xokleng com o homem branco. A proposta da festividade é fortalecer a memória coletiva e celebrar a história e a cultura do povo Laklanõ/Xokleng, reafirmando sua identidade e promovendo o reconhecimento de suas tradições.
Estiveram presentes na reunião os caciques e demais lideranças representando as nove aldeias da Terra Indígena Ibirama-La Klãnô, sendo que a maioria marcou presença no encontro. Durante a visita, as lideranças apresentaram o projeto e a programação do evento, além de solicitarem apoio institucional da Unidavi.
Os professores se comprometeram a avaliar as possibilidades de contribuição da universidade para a realização da festividade, reforçando o compromisso da Unidavi com a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento das relações com as comunidades tradicionais do Alto Vale do Itajaí.