Notícias

UNIDAVI inicia Projeto de Inclusão Produtiva

17/10/2006


UNIDAVI inicia Projeto de Inclusão Produtiva

 

    Entre os dias 16 e 20,  a UNIDAVI  realizou  "Capacitação do Projeto  de Inclusão Produtiva", no Médio Vale do Itajaí.   O  objetivo foi  criar uma fonte de renda para a melhoria da qualidade de vida,  através do treinamento de trabalhadores que possam atuar na jardinagem em residências, construções civis e praças públicas. Envolveu cerca de 30 pessoas residentes na região de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

      A cerimônia que deu início ao curso ocorreu na tarde de segunda-feira, dia 16,  na  Fundação Sinodal Praeses Stoer, na  Rua José Ostrowski Jr, 150, Bairro Rodeio 12, em  Rodeio. Estiveram presentes o reitor das UNIDAVI, Viegand Eger, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Blogoslawski; o secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Miguel Angelo Soar e demais representantes das prefeituras envolvidas.   

      No mesmo local o grupo teve aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Ocorreram palestras, oficinas, plantio de mudas e implantação de práticas agroecológicas. Os engenheiros agrícolas da Epagri, Alexandre Visconti e Juarez Muller foram os professores responsáveis pelas aulas.

     O Programa foi  desenvolvido em parceria entre a UNIDAVI, através da  Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex);  o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Brasil), PNUD/Brasil e SDR de Blumenau.  

     A Carta de Acordo  foi assinada pelo reitor, Viegand Eger, no dia 11 de maio,  em  Brasília. Foram aprovados 38 projetos de 28  instituições do País.  A UNIDAVI, única de Santa Catarina, entrou na  primeira seleção pública para o Programa e participa  com o  projeto:  ¿Capacitação de famílias para a formação do sujeito trabalhador na prestação de serviços de jardinagem e produção de espécies vegetais nativas, exóticas e ornamentais¿.  Primeiramente seria desenvolvido no Alto Vale, porém  por determinação do MDS,  irá atender ao Médio Vale.

      O projeto, coordenado pelo  Engenheiro Florestal e professor do curso de Ecologia da UNIDAVI, Erwin Hugo Ressel Filho, prevê ainda a  construção do Horto Florestal Universitário que já está sendo iniciada no  Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), Centro de Rio do Sul e envolverá outros trabalhos relacionados à pesquisa ambiental.   

  O encerramento do curso ocorreu no início da tarde de sexta-feira, dia 20, quando os concluintes receberam um Vale Kit a ser entregue posteriormente. Constam do Kit, os seguintes instrumentos de trabalho:

01 bicicleta cargueira
01 tesoura de poda pequena
01 tesoura de poda grande
01 ancinho com cabo
01 vassoura de grama
02 enxadas com cabo
01 carrinho de mão
01 cesto de plástico
01 par de luvas p/ jardim
01 cortador de grama p/ acabamentos
01 máquina de cortar grama
 

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: