Notícias

GTEC integra Rota da Inovação Catarinense

23/11/2006


GTEC integra Rota da Inovação Catarinense

       O Núcleo Gerador de Empresas de Desenvolvimento Integrado de Incubação (GTEC) da UNIDAVI  acaba de iniciar participação  no projeto ¿Rota da Inovação Catarinense¿, em parceria com outras três incubadoras do Estado. O convênio foi assinado na terça-feira, dia 7, no Instituto Gene, em Blumenau, pelo reitor, Viegand Eger. Também estiveram presentes o  pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Paulo Ramos Blogoslawski e o gerente do GTEC, Remo Carlo Bortoluzzi.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    O projeto, aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, disponibiliza R$ 779.500,00 às quatro incubadoras participantes:  GTEC/UNIDAVI;   Jaraguatec (do Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ);  Softville (da Universidade de Joinville - Univille e UDESC) e o Instituto Gene (da Universidade Regional de Blumenau - FURB).  Este último  gerenciará os recursos.  A execução do projeto é  de 24 meses, a contar de dezembro de 2006. As  reuniões de trabalho já iniciam na próxima semana.

     De acordo  com o  gerente do GTEC, Remo Carlo Bortoluzzi, o objetivo principal do projeto é o de  promover a ampliação da competitividade e do índice de sucesso das empresas em Incubadoras.  Entre os benefícios diretos  Bortoluzzi destaca os serviços de  assessoria e consultoria em gestão financeira, marketing e jurídica, bem como capacitação dos gestores. Também,  o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das empresas incubadas, incentivos financeiros para atualizações de equipamentos e softwares e  participação em feiras e eventos da área.

     Os recursos para o ¿Rota da Inovação Catarinense¿  foram  repassados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a fundo perdido, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).    O GTEC receberá diretamente 14,2% da verba. Localizado no Parque Universitário Norberto Frahm, centro de Rio do Sul,  o GTEC possui duas empresas incubadas, que geram 14 empregos diretos,  e outras cinco empresas pré-incubadas.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: