Notícias

UNIDAVI tem filantropia renovada

01/11/2006


UNIDAVI tem filantropia renovada

    Depois de quase três anos de  angustias a UNIDAVI recebeu  essa semana uma ótima notícia: a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência  Social (CEBAS). Com ele, a Universidade confirma sua condição de instituição filantrópica o que permite principalmente que continue disponibilizando  bolsas de Estudo aos acadêmicos.

    A renovação foi deferida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) durante reunião no dia 19 de outubro e a Resolução CNAS Nº 194, assinada pelo presidente, Silvio Iung, publicada no Diário Oficial  da União em 26 de outubro. 

   O pedido da UNIDAVI foi aprovado em ¿Grau de Reconsideração¿ já que a Universidade  quase perdeu o benefício.   O motivo alegado foi o de que a instituição não atendeu exigências legais do órgão nos exercícios de 1997, 1998 e 1999, como por exemplo, o repasse de 20% do orçamento  para bolsas de Estudo e projetos sociais.

    Assim que a gestão atual assumiu a administração da Universidade, no final de 2003,  e recebeu a ¿má notícia¿ da não renovação por parte do CNAS,   iniciou um  processo  árduo de  negociações e cumprimento de exigências legais  com  o intuito de não perder o benefício. A reitoria  optou por realizar uma  nova auditoria nas contas e para isso  contratou a  Empresa  Moreira & Moreira Auditores.

     Mobilizados: departamento jurídico, reitoria e o consultor da área, Luiz Vicente Dutra, buscaram o diálogo com o  órgão.  ¿No decorrer desses três anos, até resultar no julgamento final do dia 19,  vínhamos conseguindo  apenas renovações provisórias o que muito nos afligia, pois nossos estudantes poderiam ser prejudicados, já que disso depende o  repasse de recursos para as bolsas¿, explica o reitor, Viegand Eger.  ¿Foram necessárias também  muitas  viagens a Brasília  e  encontros pessoais com o presidente do CNAS,   Silvio Iung, para explicar e garantir que somos capazes, sim, de atender a todos os requisitos¿,  complementa.  

    Segundo o reitor, uma das  questões que contou pontos para que a  UNIDAVI  conquistasse a renovação do benefício  foi ter aderido ao Programa Universidade para Todos, o  ProUni, que garante vagas através de bolsas de Estudo a estudantes carentes. A UNIDAVI foi a primeira universidade de Santa Catarina a aderir ao ProUni . < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: