Notícias

Inclusão Produtiva: jardineiros recebem equipamentos

11/10/2007


Inclusão Produtiva: jardineiros recebem equipamentos 

       A UNIDAVI realizou na manhã desta  quinta-feira, dia 11, solenidade de entrega de kits de jardinagem para os beneficiários do ¿Projeto Jardinagem e Paisagismo - Inclusão Produtiva¿.  O encontro ocorreu às 10h na Área Azul, Campus Rio do Sul. 

    O reitor, Viegand Eger, entregou aos rio-sulenses, Edson Schutz e Antônio Waldrich, os equipamentos para que possam a partir de agora atuar na jardinagem de residências, condomínios, clubes e praças públicas.  Cada kit possui o custo médio de R$ 2,3 mil e é composto por luvas até bicicleta cargueira e máquina de cortar grama.     

  A entrega e assinatura de termo de compromisso contou ainda com a presença do secretário da Agricultura, Darci Vicari (representando o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus); da secretária de Assistência Social, Jane Maria Guizzo Schmidt; do representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri),  Nelson Grau Souza; dos pró-reitores de:  Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Blogoslawski e de Administração, Udo Spaeth, bem como do coordenador de Extensão,  Charles Hasse; do coordenador do projeto, Erwin Hugo Ressel Filho, além de demais integrantes da Universidade.  

      Trata-se da  segunda etapa do Projeto que reuniu  12 participantes, entre os dias 17 e 21 de setembro, na  Fundação Sinodal Praeses Stoer,  Bairro Rodeio 12, em  Rodeio, para capacitação e treinamento. Com as aulas, oficinas, plantio de mudas e implantação de práticas agroecológicas, os trabalhadores poderão criar uma fonte de renda para a melhoria da qualidade de vida.    A capacitação foi ministrada pelo professor, Edson de Quadra, da Epagri.   

     Entre os 12 integrantes do curso, apenas  Edson Schutz e Antônio Waldrich  são de Rio do Sul. Os demais já participaram das solenidades: dia 21 de setembro, em Rodeio - que contou com a presença do  reitor, Viegand Eger, o do vice-reitor, Célio Martignago e dos assistentes sociais: de Rio dos Cedros, Marineusa Hoffman e de Blumenau Evani Peixe. No dia 4 de outubro, o encontro foi em Blumenau com a presença do prefeito, João Paulo Kleinübing, do secretário de Desenvolvimento Regional, Paulo França e do secretário Municipal de Assistência Social, Mário Hildebrandt.  

  

O Projeto 

        A UNIDAVI participa do ¿Projeto Jardinagem e Paisagismo - Inclusão Produtiva¿,  através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX).  Por determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram contemplados trabalhadores residentes na região de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau. Além do MDS, são parceiros: o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); a prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau; as  prefeituras de Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Rio do Sul  e Epagri.   

      A primeira etapa do Inclusão Produtiva já havia capacitado 28 beneficiários entre os dias 16 a 20 de outubro de 2006, em Rodeio, e a  entrega de kits ocorreu em março deste ano. A Carta de Acordo  foi assinada pelo reitor, Viegand Eger,   no dia 11 de maio,  em  Brasília. Foram aprovados 38 projetos de 28  instituições do País. Eram cerca de 200 inscritos e a  UNIDAVI foi a única de Santa Catarina, a entrar na  primeira seleção pública.  

     Apesar da UNIDAVI ter sido autorizada pelo MDS a desenvolver o projeto apenas para a região do  Médio Vale do Itajaí, nessa  segunda etapa o órgão permitiu, excepcionalmente, a participação de  dois beneficiários de Rio do Sul, por não haver mais candidatos inscritos naquela região. Assim, como previsto, a UNIDAVI encerra o projeto beneficiando 40 pessoas.  Para o reitor, trata-se do cumprimento de  mais uma ação de responsabilidade social por parte da Universidade. Apesar de lamentar que o projeto de jardinagem não tenha beneficiado mais pessoas do Alto Vale,  ele afirma que novos projetos estão sendo planejados.    

      A próxima etapa do Projeto denominado e aprovado com o nome completo de:  ¿Capacitação de famílias para a formação do sujeito trabalhador na prestação de serviços de jardinagem e produção de espécies vegetais nativas, exóticas e ornamentais¿ é o de avaliação e elaboração de relatórios dos resultados finais.    

Constam do Kit, os seguintes instrumentos de trabalho:  

 01 cortador de grama p/ acabamentos 01 máquina de cortar grama 01 tesoura de poda pequena 01 tesoura de poda grande 01 ancinho com cabo 01 vassoura de grama 02 enxadas com cabo 01 carrinho de mão 01 cesto de plástico 01 par de luvas p/ jardim 

   

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP) sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: