Notícias

UNIDAVI mostra a História da Comunicação no Estado

07/11/2007


UNIDAVI mostra a História da Comunicação no Estado

      O curso de Jornalismo da UNIDAVI, com a parceria da Gerência de Cultura, Turismo e Esporte, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Rio do Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 7, o  2º Seminário: ¿A História da Comunicação em Santa Catarina¿. A programação inclui ainda lançamento do livro:  "Vivendo a História da Comunicação",  da jornalista catarinense, Valmira Siemann.  < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

      O encontro, aberto a acadêmicos e profissionais da área da Comunicação, inicia às  19h15min, na  Sala Nobre Bertholdo Eger,  Bloco A, Campus Rio do Sul.   Além de Valmira também  o professor e escritor, Pedro Alípio Nunes, falará sobre o assunto. Ambos, são precursores da mídia catarinense. Vivenciaram, por exemplo, os primeiros anos da TV Coligadas, de Blumenau, a primeira do Estado.

      O projeto do Seminário e também do livro contam com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina. A primeira edição do Seminário ocorreu em Blumenau, no ano passado. 

     O objetivo do projeto é divulgar e discutir as origens dos veículos de comunicação de Santa Catarina; seu modo de operação; histórias pitorescas; além da relação com a sociedade da época sob a ótica e vivência da autora Valmira que atuou não só na  primeira emissora de TV de Santa Catarina, como em diversas outras empresas de comunicação do Vale do Itajaí.

   O projeto prevê também a doação da obra: ¿Vivendo a História da Comunicação¿ para bibliotecas públicas do Alto Vale (70 exemplares); para a Biblioteca Central da UNIDAVI (10 exemplares) e para a Hemeroteca do curso de Jornalismo da UNIDAVI (2 exemplares).

 

 Jornalista  é aprovado para Mestrado em São Paulo


     O  egresso do curso de  Jornalismo, Luiz Paulo Juttel,  foi aprovado  para o  Mestrado em Divulgação Científica e  Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor),  do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp/SP). Trata-se de um  centro de referência em pesquisa onde o processo de seleção é bastante rigoroso.

     Luiz Paulo (concluinte 2006)  iniciou  seu trabalho em Jornalismo Científico no Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas na UNIDAVI, com o  professor Doutor, Nivaldo Machado. Também elaborou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a monografia: ¿O Cérebro Humano ¿ Desmontando a Caixa Preta¿, orientado por Nivaldo, e no qual obteve nota 10. Em seguida, foi aprovado no Programa de Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp e agora consegue a aprovação no Mestrado. A lista de aprovação está no link: http://www.labjor.unicamp.br/?m=listaaprovmest.

   Ao Luiz Paulo os parabéns da reitoria, coordenação e professores do curso Jornalismo e desejos de muito sucesso em mais este desafio. 

 

UNIDAVI FM é homenageada

     A Rádio Educativa  UNIDAVI FM foi homenageada como ¿instituição que contribui para o desenvolvimento da comunicação no Alto Vale do Itajaí¿.  A homenagem, em forma de quadro com  certificado de Honra  ao Mérito foi  entregue à equipe de jornalismo da emissora, dia 3 de outubro, pelo Colégio Dom Bosco, durante a exposição de projetos interdisciplinares de conhecimento: a Exprointer.com.

     O projeto faz parte do estudo: ¿A Comunicação Além de A a Z¿, elaborado pelos alunos desde o início do ano. Eles desenvolveram trabalhos na área, como  fotografia e a história do cinema e das rádios, em aulas multidisciplinares. Os alunos homenagearam pessoas e instituições  que contribuem para o crescimento da comunicação em toda a região.

     A outra novidade da emissora é a de que agora pode ser ouvida via Internet. O ouvinte poderá acessar o www.unidavi.edu.br e conhecer a programação que envolve música de qualidade, além de informação e entretenimento.

  

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: