Notícias

UNIDAVI amplia intercâmbios internacionais

05/12/2007


UNIDAVI amplia intercâmbios internacionais

 

     Na quarta-feira,dia 31, a pró-reitora de Ensino, Niladir Butzke e o professor, Jeancarlo Visentainer apresentaram o Colóquio da Viagem a Casper College, faculdade da cidade de Casper, Estado de Wyoming (EUA).  O encontro ocorreu na Sala Nobre Bertholdo Eger e reuniu membros da reitoria, professores e funcionários da Universidade. < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

     A visita a Casper College foi realizada entre os dias 4 e 15 de outubro com o objetivo de firmar projetos, estágios e intercâmbio de alunos e professores. A comitiva unidaviana foi  formada pela pró-reitora, Niladir, pelos professores, Fábio Alexandrini e Jeancarlo Visentainer e ainda pelas acadêmicas Alice Reinke (Letras) e Fernanda Marchi (Comércio Exterior).

        No roteiro o grupo conheceu além das dependências da instituição,  também prefeitura e  Câmara do Comércio de Casper; empresas e escolas públicas. Fundada em 1945 a  faculdade conta com 3,9 mil estudantes distribuídos em cursos de graduação e tecnólogos abertos à comunidade. Possui 28 prédios que compõem  centros de ensino com salas de aula e inúmeros  laboratórios.

      A parceria entre a UNIDAVI e a faculdade americana  iniciou em julho de 2006 quando os primeiros representantes estiveram no campus Rio do Sul para planejar o convênio.  No ano seguinte, em  21 de junho, o  "Memorando de Entendimento", para mais esse intercâmbio foi assinado entre o reitor, Viegand Eger e integrantes de uma segunda comitiva da Casper College.

    A recente visita da UNIDAVI a Casper/Wyoming serviu para verificar as facilidades e possibilidades de intercâmbio que irá favorecer o desenvolvimento e suporte de currículos (projetos e planos de cursos); o  treinamento e colaboração online em assuntos de interesse mútuo; o intercâmbio de professores, alunos e funcionários administrativos em workshops, seminários e pesquisa aplicada; a possibilidade para estudantes realizarem cursos de curta ou longa duração, além de estágios em empresas.

 Prefeituras Virtuais

        A visita a Casper College foi movida especialmente para firmar parceria para o Projeto TransReg - Prefeitura Virtual, que vem sendo desenvolvido pela UNIDAVI  desde 2005 através do acordo de cooperação  com a Universidade de Münster, na Alemanha. Trata-se de uma proposta de modernização da administração pública que possui o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e que visa a integrar Brasil/UNIDAVI, Alemanha e agora EUA.     

     Até o final deste mês de  novembro, o professor alemão, Martin Matzner, estará em Rio do Sul para atuar na segunda etapa do Projeto.  O trabalho trata da modernização da administração pública da região.

    Serão elaborados serviços via Internet e atendimento aos cidadãos através dos sites das prefeituras - procedimentos comuns na Alemanha - que tornam a administração mais ágil e informatizada. O projeto está em andamento desde 2005, quando outros professores e estudantes alemães visitaram a Universidade e as prefeituras do Alto Vale do Itajaí.

      Matzner se reuniu na manhã da segunda-feira, dia 1 de outubro, com o reitor, Viegand Eger e os pró-reitores da UNIDAVI para apresentar os resultados parciais do projeto. Também relatou a participação no XXXI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, no Rio de Janeiro.

     O professor também participa de aulas de cursos de graduação da UNIDAVI e fará uma palestra sobre Tecnologia no III Congresso Interno de Iniciação Científica, agendado para os dias 21 e 22  de novembro. Matzner  também integra o Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento junto aos professores, Fábio Alexandrini e Francisco Spaeth, que, em 2008, deverá ir à Alemanha  desenvolver atividades no Instituto Europeu de Pesquisas para Sistemas de Informação.

      Para saber mais sobre como participar dos intercâmbios é só procurar a coordenação de Relações Internacionais junto à  Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), Campus Rio do Sul,  pelo fone:  3531-6045 e ou no fabalex@unidavi.edu.br.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: