Notícias

Projeto Rondon: equipe avalia participação

16/02/2007


Projeto Rondon: equipe avalia participação

     ¿Plantamos  pequenas sementes que, esperamos, ver crescerem e frutificarem¿, assim a acadêmica de Enfermagem, Jucilene Laís Rossa, definiu a  participação da UNIDAVI no  Projeto Rondon: Operação Nordeste 2007.  Ela, outros cinco acadêmicos e dois professores desenvolveram atividades sociais, durante cerca de 15 dias, junto aos moradores do  município baiano de Mata de São João. 

    O Projeto Rondon é  promovido pelo Ministério da Defesa,  do Governo Federal, e objetiva o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

     O grupo, que  embarcou dia 21 de janeiro e retornou dia 7 de fevereiro, trouxe na bagagem muitas experiências e a certeza do inicio do dever cumprido. Durante reunião de avaliação realizada na tarde de quinta-feira, dia 15, os rondonistas  demonstraram e concluíram  que muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer em benefício da população nordestina.   

   Formada pelos  professores: Jean Segata (Psicologia) e Thays Samira Ferrari (Enfermagem) e pelos acadêmicos: Gisele Borghezan (Psicologia); Alex Sneider Iabrude (Ecologia); Gerson Ropelato (Educação Física); Orlando Mazzi e Maria Aparecida Queiroz Busana (Direito) e Jucilene (Enfermagem), a equipe apresentou através de fotos e relatos  como foi  integrar o Projeto.

    Durante o encontro o  reitor, Viegand Eger, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Blogoslawski; o coordenador de Extensão, Charles Hasse, e demais convidados ficaram conhecendo: descasos, realizações, angustias e alegrias divididas durante a ¿missão¿.  

   Reitor e pró-reitor parabenizaram o trabalho e agradeceram a participação  da equipe unidaviana  no Projeto. ¿É  uma experiência ímpar. É a universidade demonstrando sua responsabilidade social. É o aprender e o ensinar  que sai do discurso para a prática¿, comenta o reitor, Eger, afirmando que a UNIDAVI  buscará  sempre se fazer presente no Projeto Rondon.

     Drogas, sexualidade, liderança, saúde, cidadania, oficinas de redação e até ginástica laboral foram temas e atividades desenvolvidas  em  Mata de São João. A equipe pretende socializar as experiências através de colóquio e palestras  durante o semestre letivo. As datas dos  encontros serão definidas e previamente divulgadas pela  Pró-Reitoria  de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), responsável por todo o processo de recrutamento, seleção  e capacitação da equipe que atua no Projeto.

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: