Notícias

Inclusão Produtiva: jardineiros recebem equipamentos

23/03/2007


Inclusão Produtiva: jardineiros recebem equipamentos

   

     A UNIDAVI procedeu esta semana a entrega de kits de jardinagem para os integrantes do projeto: ¿Jardinagem e Paisagismo ¿ Inclusão Produtiva¿.  As primeiras doações foram realizadas no final da  tarde de quarta-feira, dia 14, no Ginásio de Esportes Pró-Família, em Blumenau,  e as demais  nessa quinta-feira, dia 15,  às 15h, na Prefeitura de Timbó. 

     Nos dois  momentos o reitor da UNIDAVI, Viegand Eger, esteve presente e pôde contar ao seu lado: em  Blumenau  com   o prefeito, João Paulo Kleinübing e com o  presidente da Pró-Família, Mário Hildebrandt e em Timbó com o vice-prefeito, Dediergo Wolter Filho, que representou o prefeito, Oscar Schneider. Membros integrantes das secretarias Municipais e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) também  estiveram presentes.

< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />    

     O reitor Eger destacou a parceria e a importância da inclusão de cidadãos no mercado de trabalho. "É a universidade demonstrando sua responsabilidade social, não somente na região do Alto Vale onde está inserida, mas  indo além e beneficiando ainda mais pessoas", explica.  

 

 

       O Projeto

  O Inclusão Produtiva reuniu 28 pessoas entre os dias 16 e 24 de outubro de 2006, em Rodeio, para capacitação e treinamento (fotos). Com as aulas, oficinas, plantio de mudas e implantação de práticas agroecológicas, os trabalhadores podem criar uma fonte de renda para a melhoria da qualidade de vida. Agora, com os equipamentos constantes no kit,  atuarão na jardinagem de residências, construções civis e praças públicas.

    O projeto é desenvolvido pela UNIDAVI, mas por determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram contemplados trabalhadores da região do Médio Vale do Itajaí. Além do MDS, são parceiros: a prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau; as  prefeituras de Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

       A UNIDAVI participa através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) e delegou ao professor e engenheiro ambiental, Erwin Hugo Ressel Filho, a  coordenação do projeto.

    O Inclusão Produtiva também conta com um espaço para o aprendizado de técnicas de plantio e cultivo de mudas: o Horto Florestal, instalado junto ao Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), em Rio do Sul.

 

Constam do Kit, os seguintes equipamentos:

01 bicicleta cargueira
01 tesoura de poda pequena
01 tesoura de poda grande
01 ancinho com cabo
01 vassoura de grama
02 enxadas com cabo
01 carrinho de mão
01 cesto de plástico
01 par de luvas p/ jardim
01 cortador de grama p/ acabamentos
01 máquina de cortar grama
 

 

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: