Últimas Notícias
Notícias
Programa Primeira Empresa destina recursos
21/10/2008
Programa Primeira Empresa destina recursos
Empreendedores da região têm mais uma opção para desenvolverem idéias inovadoras: o Programa Primeira Empresa (Prime). Serão disponibilizados R$ 120 mil a empresas que desenvolvam produto, processo ou serviço diferenciado e que tenham até dois anos de existência, ou que ainda possam ser implantadas até o lançamento do edital, ainda este semestre. O programa também pode beneficiar pessoas físicas.
< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
O Prime é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal e será gerenciado pelo Núcleo Gerador de Empresas de Desenvolvimento Integrado de Incubação (GTEC) da UNIDAVI.
O Instituto Gene-Blumenau é outra entidade responsável na coordenação. Na sexta-feira, dia 17, o secretário executivo do Gene, Horst Nilton Boeving, esteve no GTEC para apresentar o Prime a empresários, estudantes, professores e comunidade.
Durante o encontro, realizado no Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF), em Rio do Sul, Boeving afirmou que os recursos são não reembolsáveis, ou seja, não precisam ser devolvidos. O repasse deve ser utilizado na contratação de três técnicos, um administrador e consultorias empresariais.
No primeiro ano, o Instituto Gene vai gerenciar o total de R$ 12 milhões para o desenvolvimento ou criação de até 120 empresas. ¿O objetivo é apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras, criando condições para que possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de crescimento¿, afirma Boeving.
De acordo com o coordenador do GTEC, Remo Bortoluzzi, os interessados podem preencher o formulário no www.gtec.unidavi.edu.br, descrevendo o pré-projeto ou a idéia inovadora. Após uma pré-seleção, as propostas serão orientadas para então participarem efetivamente do edital de seleção.
Os proponentes aprovados participarão do curso Imersão em Negócios com duração de nove dias, quando será avaliado o perfil empreendedor. Aqueles que concluírem o curso com sucesso receberão os recursos da Finep por meio do Gene-Blumenau.
Além do Instituto e do GTEC-UNIDAVI, participam do gerenciamento do programa as incubadoras: Softville de Joinville e a JaraguaTec de Jaraguá do Sul.
Mais informações:
GTEC-UNIDAVI
Endereço: Rua Herculano Nunes Teixeira, 105
Parque Universitário Norberto Frahm. Rio do Sul/SC
Fone: (47) 3521-8800, falar com Remo Bortoluzzi.
E-mail: gtec@unidavi.edu.br
Texto e Fotos: Tiago Amado (0003179-JP)
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br