Últimas Notícias
Notícias
Professor lança livro inédito de Álvaro Vieira Pinto
21/11/2008
Professor lança livro inédito de Álvaro Vieira Pinto
O professor Doutor da UNIDAVI, José Ernesto de Fáveri, apresentou na noite de quarta-feira, dia 19, um livro inédito de um dos mais importantes filósofos brasileiros: Álvaro Vieira Pinto. A obra ¿A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos¿ foi descoberta pelo docente durante a pesquisa para o curso de Doutorado. O professor também escreveu a apresentação e resenha do livro.
Os exemplares foram autografados por Fáveri e pelo sobrinho do filósofo, Jorge Schumacher, que detém os direitos autorais sobre a obra de Álvaro Vieira Pinto. Schumacher afirma que viu em Fáveri uma continuidade da pesquisa do filósofo. O professor ¿conseguiu captar toda a idéia de Álvaro¿, afirma Schumacher.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Professores, estudantes e escritores participaram da cerimônia de lançamento no Salão Nobre do Bloco G. A Associação de Artistas Plásticos de Rio do Sul participou com uma exposição de artes. O reitor da UNIDAVI, Viegand Eger, parabenizou o esforço do professor. Afirmou que é um orgulho ter um docente da instituição realizando um trabalho de destaque nacional.
Fáveri conta que os manuscritos originais foram encontrados em 2005 com familiares do filósofo. Uma cópia do material foi exposta durante a cerimônia, junto de outras obras e fotografias de Álvaro Vieira Pinto. O caderno espiral com letras miúdas exigiu cerca de um ano de trabalho para digitalização e decifração.
Com a publicação, o professor realiza um desejo que o filósofo não pôde concretizar em vida. Fáveri conta que ao final do livro, Álvaro registrou com o próprio punho: ¿Acabo de escrever um grande rascunho que poderia se tornar uma grande obra, mas que jamais vai ser publicada. 1975¿.
A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos
De acordo com o professor, o livro faz também uma crítica contundente ao Direito e aos falsos intelectuais, sociólogos, psicólogos, filósofos e matemáticos. Trata da ideologia do desenvolvimento nacional de forma crítica e aponta que o subdesenvolvimento desumaniza as pessoas. Para Fáveri, a partir disso, é possível criar novos projetos para o setor social, da economia, da política, para que a sociedade avance no nível médio cultural e de sobrevivência material.
Álvaro Vieira Pinto foi um filósofo que fundamentou o pensamento pedagógico libertador de Paulo Freire. Foi mestre em uma geração que teve também Darcy Ribeiro como expoente. Nos anos 60, defendeu a ideologia desenvolvimentista, focado em um projeto de um Brasil autônomo e desenvolvido. Coordenou o setor de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros e foi catedrático da Universidade do Brasil ¿ hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sociologia dos Países Subdesenvolvidos.
Álvaro Vieira Pinto
Editora Contraponto
R$ 65,00
Texto e fotos: Tiago Amado (SC 0003179-JP)
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br