Últimas Notícias
Notícias
UNIDAVI lança Projeto em defesa da vida
12/04/2008
UNIDAVI lança Projeto em defesa da vida
Universidade e entidades parceiras querem que árvores e bebês cresçam juntos em favor de um futuro melhor < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A UNIDAVI atenta e comprometida com a preservação ambiental e conseqüentemente com o futuro desta e das próximas gerações lançou segunda-feira, dia 7 de abril, o Projeto PROTEJA A VIDA. Trata-se de uma parceria entre o Horto Florestal da UNIDAVI; Hospital Regional Alto Vale; Prefeitura de Rio do Sul e APAE, que presenteia com uma muda de árvore, os recém-nascidos na Maternidade do Hospital Regional.
A cerimônia de lançamento, nas dependências da Maternidade, reuniu mamães; papais; bebês; autoridades representantes das entidades parceiras; equipe de Enfermagem; estagiárias do Horto Florestal e funcionários da Universidade envolvidos no Projeto.
O reitor da UNIDAVI, Viegand Eger; o presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi) Claudio Ropelato; a diretora da APAE, Bernadete Wolff Cisz e o secretário Municipal da Saúde, João Mário Phillippi falaram sobre o respeito para com o Meio Ambiente e o ser humano. Saúde; Desenvolvimento Sustentável; Futuro; Parceria e Compromisso Social também foram termos utilizados por todos como destaques e conseqüências do Projeto.
A assinatura do convênio entre as entidades bem como a entrega das mudas para as mamães contou também com a presença do vice-reitor da UNIDAVI e presidente da APAE, Célio Martignago; do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Blogoslawski; da diretora do Hospital Regional, Carmem Regina Binotto; do secretário Municipal do Meio Ambiente, Clovis Hoffmann e demais membros da comunidade.
O Projeto
A idéia é conscientizar a mãe da importância de se plantar uma árvore. Mostrar que, junto com o bebê, a muda pode crescer forte e saudável. A Universidade vê a possibilidade de iniciar a educação ambiental desde os primeiros momentos de vida da criança.
Ao longo do Projeto se buscará dotar residências, jardins e praças com exemplares vegetais essenciais para o equilíbrio do ecossistema, como também contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade regional.
As mudas distribuídas são cultivadas e selecionadas pelo Horto Florestal Universitário. Dentre elas estão: Cedro; Chuva de Ouro; Imbuia; Ipê Roxo; Ipê Amarelo; Sibipiruna, entre tantas outras árvores nobres. Estas são embaladas em caixas de presentes especiais. É nesta hora que entra a parceria dos alunos da APAE que confeccionam as embalagens com caixas de leite ¿longa vida¿ decoradas com papéis reciclados e outros materiais alternativos.
Todas as semanas as enfermeiras responsáveis pela Maternidade entregarão as mudas às mamães com recomendações, por escrito, de como efetuar o plantio e os devidos cuidados para o crescimento.
Para as famílias que não dispõem de espaço em casa a Prefeitura disponibiliza um local público para o plantio. Neste primeiro momento será a Praça de Esportes Nilson Gomes Moreira (Praça do Skate) no bairro Canoas, sempre durante a realização do Sábado Feliz (quando o comércio permanece aberto até às 17h, uma vez por mês). As mamães, oriundas de todo o Alto Vale, receberão orientações nos cursos de Gestantes realizados semanalmente pelo Hospital.
O PROTEJA A VIDA é um projeto social e ambiental que encontrou parceiros ideais para crescer a favor de um futuro melhor. A Escola de Educação Básica UNIDAVI também colaborará com campanhas periódicas para arrecadação das caixas de leite longa vida.
Horário: 9 horas.
Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br