Notícias

FEDAVI/UNIDAVI comemora 42 anos e homenageia pioneiros

15/07/2008


FEDAVI/UNIDAVI comemora 42 anos e homenageia pioneiros

    A UNIDAVI completou,  dia 7 de julho, mais um aniversário de fundação. São 42 anos voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Alto Vale e à formação de profissionais competentes. 

      Para comemorar a data uma cerimônia foi realizada  sexta-feira, dia 11,  no Parque Universitário Norberto Frahm. O reitor, Viegand Eger, também  um dos fundadores da instituição, homenageou professores e funcionários pioneiros da então Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (FEDAVI).  Conheça quais foram os homenageados.

< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> 

Homenageados por ordem de ingresso na FEDAVI. As citações são do professor, Viegand Eger

 

 

 MANFRED GEORG SCHONBERGER: Foi o primeiro professor convidado a lecionar na faculdade pelo então Diretor Prof. Viegand Eger, mais precisamente em 29 de dezembro de 1966. Como professor austero de Contabilidade Geral, atuou na Instituição de março de 1967 a novembro de 1997.

 

 

 

ANTONIO CARLOS SILVA: Jovem, mas já renomado jurista em Blumenau e professor da Furb, ministrou com muita seriedade e competência disciplinas da área de Direito nos cursos  de Administração e também Direito. Atuou de março de 1968 a  novembro de 1969.

  

 

GABRIEL HEINZEN: Matemático conceituado, então recém egresso do seminário. De conduta austera, ministrou a disciplina de Matemática Financeira de março de 1968 a março de 1972.

 

 

 

INEZ WALKYRIA RODRIGUES BORTOLUZZI: Foi a primeira contadora da Fedavi. Exerceu funções de Secretária Geral e técnica em Contabilidade de março de 1968 a setembro de 1996.

  

 

 

ISRAEL SARTINI DE CARVALHO: Carioca, economista brilhante, na época diretor da Empresa Industrial Garcia. Vinha de Blumenau aos sábados a tarde para ministrar com brilhantismo a disciplina Teoria Geral da Administração no ano de 1968.

 

 

LEO ARNO PROBST: Jovem economista que estreou  na Instituição como assistente do professor Sartini e  permaneceu como o seu sucessor ministrando as disciplinas de TGA e Projetos de março de 1968 a fevereiro de 1988.

 

 

 

MARISA ETEL MAAS: Primeira Bibliotecária da Instituição atuou no período de março de 1968 a março de 1972.

 

 

 

VERINO ALBERTON: Um Jovem psicólogo estreante, ministrou a disciplina Psicologia Aplicada à Administração de março de 1968 a novembro de 1972.

 

 

 

HELIO ROQUE RUBICK: Na época, um jovem advogado com banca estabelecida na cidade, aceitou o convite para ministrar a disciplina de Direito das Obrigações e Legislação Tributária para os cursos de Administração e Direito, a partir de março de 1969. Também de  janeiro de 1971 a novembro de 1987, exerceu  a presidência da Fedavi.

 

 

NELSON DE SOUZA INFELD: Era Juiz de Direito de Rio do Sul na época. Estudioso e intelectual ministrou com brilhantismo a disciplina Sociologia Geral de março de 1969 a julho de 1971.

 

 

 

OSVALDO GOELDNER MORITZ: Um jovem economista que estreou como professor em março de 1969  no curso de Administração. Mesmo com o peso do  nervosismo e da inexperiência revelou-se um dos grandes mestres da Instituição, lecionando a disciplina de Projetos até fevereiro de 1973.

 

 

WILFREDO EUGENIO CURRLIN FILHO: Engenheiro mecânico convidado a ministrar a disciplina de Matemática Aplicada. Atuou com dedicação e grande empatia com seus alunos entre abril de 1969  e  julho de  1972.

  

 

 

LÉA MARLENE DOSALINA EMANUEL DEL PRA NETTO ¿  Jovem e elegante economista, ministrou a disciplina de Economia Brasileira, de março de 1969 a fevereiro de 1970. Atualmente reside na Espanha e para receber a placa em seu nome foi convidado o  seu primo e vice-reitor da UNIDAVI, Prof. Célio Simão Martignago.

  

 

ADOLFO BACKES NAVARRO STOTZ: Brilhante matemático, aceitou o convite para lecionar a disciplina de Matemática com muita dedicação e competência, de março de 1970 a fevereiro de 1973.

 

 

DANIEL UBALDO BINATTI: Um jovem administrador, estreante que vinha semanalmente  de Lages e que além de professor  foi grande companheiro e amigo de alunos e egressos. Ministrou com dedicação e assiduidade as disciplinas de Administração de Produção e Materiais de março de 1970 a fevereiro de 1976.

 

 

JAIME ANTONIO SARDA: Engenheiro de profissão, aceitou o convite para ministrar a disciplina de Matemática Aplicada e Pesquisa Operacional, o que cumpriu com grande zelo de março de 1970 a janeiro de 1971.

 

  

NEIDE MARIA DE SOUZA MOREIRA ARECO: Mestre dedicada e estudiosa, ministrou as disciplinas de Sociologia e História em diversos cursos, além de também ter sido professora do Colégio Técnico. Atuou na Instituição de março de 1970 a agosto de 2005, quando se aposentou.

 

 

 

WALMOR RADTKE: Jovem contabilista, trabalhou como auxiliar da Contabilidade de setembro de 1970 a junho de 1971.

 

 

 

 

ANTONIO CANI: Um  jovem dedicado e com muito talento e lealdade, foi auxiliar de Contabilidade e da Tesouraria. Atuou na Instituição de  novembro de 1970 a setembro de 1974.

 

 

 

DAGMA JANKE CHRISTAN: Admitida como auxiliar de Biblioteca, esmerou-se no trabalho e anos após tornou-se a sucessora de Marisa Etel Maas na coordenação da Biblioteca de março de 1971 a fevereiro de 1974.

  

 

 

ALCIDES CLAUDINO DOS SANTOS: Jovem advogado na região, aceitou o convite para ministrar a disciplina de Instituições de Direito Público e Privado, que fez com brilhantismo tanto nos cursos de Gestão como mais tarde, no curso de Direito. Atuou na Instituição de setembro de 1971 a  fevereiro de 2005, quando se aposentou.

 

 

 

ILVAIR NEUMANN SLOMP: Dedicada funcionária da Secretaria Acadêmica de outubro de 1971 a setembro de 1974.

 

 

 

GUDOLA SUSSENBACH: Funcionária com notória dedicação, atuou na Secretaria Acadêmica e serviços gerais, no período de  abril de 1972 a agosto de 1974.

 

 

 

 

ALVINA RAFAEL: Estimada e inesquecível servente que, sempre de bom humor e força de vontade extraordinária, nos primórdios cumpria por muitas vezes três expedientes diários, como única servente da casa. Atuou de maio de 1977 a janeiro de 1998.

  

 Homenageados que não puderam se fazer presentes:

 

Prof. ALUISIO MAIA MARTINS:  Atuou de março de 1968 a janeiro de 1972.

Prof. DANILO LOURIVAL SCHMIDT ¿ Atuou de março de 1967  a novembro de 1995

 Prof. RUY OLIMPIO DE OLIVEIRA ¿ Atuou de março de 1967 a março de 1970

Prof. HAROLDO PABST ¿ Atuou no período de março de 1969 a agosto de 1971

 Prof. JOSÉ ANTONIO DA SILVA CARVALHO ¿ Atuou de março de 1969 a março de 1971. (Atualmente reside em Portugal)

 Prof. FLAVIO ROBERTO COLLAÇO ¿ Atuou de junho de 1969 a julho de 1997

Prof. VITÓRIO BONA ¿ Então Vigário da Paróquia de Rio do Sul, atuou de agosto de 1969 a janeiro de 1974

 Prof. ROMEU DE ANDRADE LOURENÇÃO JUNIOR ¿ Atuou de março de 1970 a março de 1976

 HAROLDO ALOIS BARTH ¿ Funcionário que atuou de março de 1969 a setembro de 1970

VALI HINZE LAGUNA ¿ Funcionária que atuou de outubro de 1972

janeiro de 1974

  

Homenageados in memorian

 

Prof. ORLANDO MONTEIRO

Prof. RUBENS BINS DA SILVEIRA

 Prof. MILTON POMPEU DA COSTA RIBEIRO

Prof. GLAUCO JOSÉ BEDUSCHI

Prof. HERBERT ROTHENBURG

Prof. ODJALMA DA COSTA

Prof. PAULO AUGUSTO WIESEL

 Prof. PADRE ORLANDO MARIA MURPHY

 Prof. RODOLFO BEZERRA XAVIER DA SILVA

Funcionário ALEIXO DELLAGIUSTINA, foi o primeiro Secretário da FEDAVI.

Funcionária CAETANA LOZ, foi a primeira Servente da Instituição

Funcionário BERTHOLDO EGER, pai do Prof. Viegand Eger, foi o responsável pela edificação dos quatro primeiros blocos da universidade.

  

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: