Notícias

UNIDAVI se destaca no Projeto Rondon

05/03/2009


UNIDAVI se destaca no Projeto Rondon

 

    A equipe de rondonistas da UNIDAVI voltou de Iaciara, Goiás, com muitas histórias para contar. Todas  resumem a satisfação do trabalho social cumprido com sucesso. O grupo se reuniu na segunda-feira, dia 9, no Campus Rio do Sul da UNIDAVI, para apresentar os resultados das oficinas e palestras realizadas durante a Operação Centro ¿ Norte do Projeto Rondon.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    Entre os dias 24 de janeiro e 7 de fevereiro, os acadêmicos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Psicologia, Turismo e Educação Física atuaram na área da saúde, educação, meio ambiente e cultura. As atividades foram coordenadas pela professora, Idonézia Collodel, em parceria com integrantes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), do Paraná.

 

    ¿A população participava ativamente, não só ouvindo, mas também exercitando aquilo que os rondonistas passavam¿, afirma Idonézia. O apoio de servidores locais também foi importante para o sucesso do trabalho. De acordo com a professora, a equipe planejou ações de melhoria da qualidade de vida para implantação em médio e longo prazo por parte da administração pública.

    Os rondonistas reuniram professores para formação de multiplicadores de cultura. Na área da saúde orientaram os moradores sobre a necessidade do cuidado com sanitários e tratamento de água, e promoveram aulas sobre: higiene bucal, sexualidade, diabetes, artesanato e jogos cooperativos.

 

    Outro desafio foi adaptar a destinação do lixo. ¿Era um problema grave. Trabalhamos a questão da reciclagem, enfatizando que este lixo pode ser reciclado¿, destacou o acadêmico de Ciências Biológicas, Robson Carlos Avi. Os moradores também foram incentivados a montar uma cooperativa de coleta seletiva e, assim, ter uma nova fonte de renda.

    Os estudantes, além de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na Graduação, destacaram a oportunidade de conhecer outra cultura e exercitar a cidadania. A acadêmica de Turismo, Camila Emilia Catoni, lembrou que os sorrisos e abraços dos moradores de Iaciara foram um incentivo e resumiu em uma frase a experiência de sucesso: ¿A satisfação de um rondonista é tornar-se parte da comunidade em apenas duas semanas¿.

    Toda a equipe da UNIDAVI foi destaque pelo preparo acadêmico e psicológico para enfrentar os desafios frente a uma realidade até então desconhecida. De acordo com a professora Idonézia, o grupo foi considerado um dos melhores pelo coordenador da Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, coronel José Antonio Quadros, que elogiou, em público,  a dedicação e o resultado do trabalho.

    O Projeto Rondon é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Defesa. Reúne estudantes em prol do desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida das comunidades. A UNIDAVI já participou em 2006, 2007 e 2008 quando esteve em municípios do Acre, Bahia e Sergipe.

 

   Rondonistas:

Prof. Idonézia Collodel ¿ coordenadora

 Acadêmicos:

Camila Emilia Catoni ¿ Turismo

Fabiano Júnior Gielow ¿ Educação Física

Larissa Franco Caron ¿ Enfermagem

Robson Carlos Avi ¿ Ciências Biológicas

 Sonia Moretti ¿ Psicologia

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 Texto: Tiago Amado (SC 0003179-JP)

Fotos: Equipe rondonistas

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: