Últimas Notícias
Notícias
Parceria levará mais verde às escolas
17/04/2009
Melhoria da qualidade do espaço escolar e das condições ambientais e paisagísticas; redução da poluição atmosférica e de ruídos; amenização climática; recuperação e ampliação da malha verde; embelezamento. Estas são propostas da UNIDAVI com o Projeto "Clube da Árvore: Educação Ambiental no contexto da Escola". Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação irá envolver cerca de 350 alunos de 19 unidades escolares de Rio do Sul.
A assinatura do termo de cooperação ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 3, na entrada do Campus com a entrega simbólica de algumas mudas. O documento foi assinado pelo reitor, Viegand Eger e pela secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra. Também participaram o vice-reitor, Célio Simão Martignago, a pró-reitora de Ensino, Niladir Butzke, o coordenador de Extensão, Charles Hasse e a coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria, Neusa Girardi.
A expectativa da coordenação de Extensão - responsável pelo projeto, é que, numa primeira etapa, ocorra o plantio de cerca de 1.000 mudas de espécies nativas cultivadas no Horto Florestal Universitário. Número que deverá ser ampliado até o final de 2009.
Com o apoio de grupos voluntários - formados por pais, direção, professores tutores e, em especial, pelos alunos, o projeto visa o estudo da arborização e plantio, tanto nos pátios internos como nos arredores das escolas. Devem ser utilizados critérios técnicos para adequação às condições locais e desenvolvimento das mudas, além de cuidados desde a substituição, rega, estaqueamento, adubação e conservação das plantas.
O projeto é de caráter permanente. A UNIDAVI realizará o fornecimento das mudas através do Horto e a Secretaria dará condições de implantação das ações específicas em cada uma das unidades envolvidas. Às escolas também caberá articularem parcerias com organizações públicas ou privadas, associações de moradores e ou grupos de ambientalistas, no desenvolvimento, manutenção e acompanhamento do projeto através de encontros regulares e semanais
[nggallery id=10]