Notícias

Crianças plantam mudas no Clube da Árvore

18/05/2009


Crianças plantam mudas no Clube da Árvore

 

      Os estudantes do Centro de Educação Professor Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas), também conhecido como Escola Modelo de Rio do Sul, mostraram entusiasmo e compromisso com o Projeto ¿Clube da Árvore: Educação Ambiental no contexto da Escola¿.  Na manhã de quinta-feira, dia 30, as crianças plantaram cerca de 100 mudas de espécies nativas da região.

    A parceria entre UNIDAVI e Secretaria Municipal de Educação vai envolver cerca de 350 alunos de 19 unidades escolares de Rio do Sul. São estudantes como Felipe Mateus Melo Fernandes, e os colegas da 5º série que destacaram o que aprenderam com a participação no projeto. ¿Nós vamos ter sombra para brincar. Frutos que podem servir como lanche. Mais oxigênio¿ afirmou um grupo de crianças, eufórico em conversar com os visitantes da imprensa, UNIDAVI e Secretaria.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

        Cada estudante está responsável por cuidar, regar e proteger a pequena árvore que plantou. A UNIDAVI disponibilizou as mudas através do Horto Florestal Universitário. O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ilson Paulo Ramos Blogoslawski, destacou que o Clube da Árvore foi uma iniciativa da Coordenação de Extensão. ¿É importante a UNIDAVI participar com estas atividades. É um projeto para cuidar do mundo¿, concluiu o pró-reitor.

      A coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria, Neusa Girardi, assegurou a continuidade do projeto. ¿O foco é a parceira que seja importante para a sociedade não só aqui no Ceplas, mas em outras unidades de ensino¿, afirmou a coordenadora.

 

      O Ceplas reservou o espaço ao redor do campo de futebol para as primeiras mudas e vai embelezar e garantir a preservação ambiental na maior parte dos cerca de 4,5 mil metros². De acordo com a diretora da escola, Ereni Fátima Belino André, o plantio e a estrutura que protege as plantas são desenvolvidos sob a supervisão de professores da área biológica.

      O projeto contempla o estudo da arborização e plantio, tanto nos pátios internos como nos arredores das escolas. São utilizados critérios técnicos para adequação às condições locais e desenvolvimento das mudas, além de cuidados desde a substituição, rega, estaqueamento, adubação e conservação das plantas. 
 

Texto e fotos: Tiago Amado (SC 0003179 JP)

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: