Notícias

Rondonistas relatam experiências

10/08/2009


Rondonistas relatam experiências

       O veículo Kombi segue na estrada de chão com a buzina acionada para chamar os moradores. Ao lado está a equipe de rondonistas que, de porta em porta, convida crianças, jovens, adultos e idosos para mais uma, duas, três...14 oficinas. As inscrições podem ser feitas debaixo da frondosa árvore do pátio da escola. Um refúgio para o calor intenso que invade a pequena cidade de Iaciara, em Goiás.   < ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

      Mas o entusiasmo e a vontade de multiplicar conhecimentos e transformar vidas de toda uma comunidade supera qualquer obstáculo. Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento; Gravidez e Puerpério; Hipertensão e Diabetes; Suporte Parental; Leitura, Música e Letramento; Crescimento e Desenvolvimento; Orientação Profissional; Gravidez na Adolescência; Humanização nos Serviços de Saúde; Prevenção às Drogas e Alcoolismo; Jogos e Esportes Adaptados; Oratória; Habilidades Sociais; Gestão Administrativa do Esporte e Hip Hop: temas que encheram salas de aula e se espalharam pelas localidades.  

      Esta troca de experiências ocorreu entre os dias 3 e 15 de julho quando os acadêmicos da UNIDAVI: Cristina, Djeise, Patrícia, Caroline, Alex e Mateus, coordenados pela professora Idonézia,  participaram da Operação Centro-Norte/Retorno do Projeto Rondon 2009. Representando os cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação Física,  foram recebidos com flores e expectativa pelos moradores.  

      Já, na quinta-feira, dia  6 de agosto, o grupo voltou a se reunir desta vez para apresentar ao reitor, Viegand Eger e demais convidados os trabalhos realizados em mais uma missão rondonista. Foi no final da tarde no Campus Rio do Sul. A rondonista Patrícia trouxe a receita de Iaciara, e serviu um prato conhecido como Bijú ou Tapioca, produzido com massa de polvilho e recheio doce ou salgado. O de Patrícia foi com doce de leite.   

      Além de relatos, avaliação e apresentação de fotos o grupo montou uma exposição na Área Azul  para que todos possam conhecer mais sobre as atividades e o Projeto Rondon. Um vídeo também faz parte da  exposição que está aberta todos os dias  até às 22h.

      O reitor elogiou e parabenizou o desempenho do grupo. Falou do quanto é importante experiências como estas na vida acadêmica. Destacou que continuará incentivando a presença da UNIDAVI no Projeto. O grupo comentou que são poucas as instituições catarinenses e não federais que ainda participam. "Por isso faz parte da nossa bagagem as bandeiras da UNIDAVI e de Santa Catarina. Estão sempre conosco", comenta a professora, Idonézia.   

  

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rondonistas Operação Centro-Norte/Retorno

Idonézia Collodel Benetti  - Professora

Alex Luiz da Silva - Educação Física

Caroline Kamer - Enfermagem

Cristina Sevegnani - Psicologia

Djeise Marla Eger  - Psicologia

Mateus Miranda Fagundes - Psicologia

Patrícia Rengel  - Enfermagem

 

Fotos: Arquivo/NComM

Sônia Regina da Silva (SC-00737-JP)
sore@unidavi.edu.br

Compartilhe a notícia: