Notícias

Revista Científica

28/10/2010


A UNIDAVI está representada em uma publicação internacional: a Revista Científica Didactica de La Lengua Y de La Literatura (Didática da Língua e da Literatura), de Barcelona, Espanha. O professor Mestre, Flávio Joaquim Fronza é um dos autores do artigo: ¿Escribir en La Escuela: Una Perspectiva Heterogênea¿ (Escrever na Escola: uma Perspectiva Heterogênea). O conteúdo integra a coletânea: ¿La Evalución de Competências Comunicativas¿(A Evolução de Competências Comunicativas) publicada na edição trimestral que abrange os meses de junho, julho e agosto deste ano. A Revista, produzida pela Editora Graó, traz o artigo em 14 páginas (73-87) na edição Nº 53. Conforme consta na introdução do texto, traduzido aqui do espanhol pelo professor Flávio, o artigo trata da escrita como possibilidade de que o sujeito estabeleça sua palavra como manifestação de cidadania. ¿Apresenta um estudo sobre o escrever na escola, para o qual se considera teóricos distintos provenientes da Lingüística, da Filosofia e da Educação. Os três enfoques se referem a Bakhtin, Foucault e Paulo Freire, respectivamente. Discute-se o ato de escrever como eminentemente dialógico, constituinte de sujeitos, o papel do sujeito como autor e as implicações que derivam dessa função (autor)¿. Autores  Assinam o artigo também os professores: Doutor, Osmar de Souza (Furb), Mestre, Raquel Clemente (Furb) e Mestre, Joaquim Melchioretto (Univali). Eles integram o Grupo de Estudos sobre ¿Linguagem¿ formado durante o Mestrado em Educação, da Furb. Fronza já ministra aulas há 10 anos na UNIDAVI. Atualmente leciona as disciplinas de Argumentação e Redação Jurídica (Direito); Língua Portuguesa e Prática de Texto (Educação Física); Comunicação Empresarial (cursos de Gestão) e Produção de Textos (Geografia).  Texto: Sônia Regina - Jornalista (SC-00737-JP)

Compartilhe a notícia: