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Escola Unidavi

26/07/2013


Dia 16 de julho foi realizada uma oficina abordando atividades de desenvolvimento lógico com base nas experiências piagetianas, tais como noção de objeto permanente, constância perceptual, conservações físicas (quantidade, peso, volume), conservações espaciais (comprimento, de superfície). O objetivo é analisar e praticar estratégias de ensino que se baseiam na atividade do aprendiz. De acordo com as pesquisas piagetianas, as operações lógicas que vão emergindo ao longo do processo de desenvolvimento  se organizam como estruturas mentais, sendo fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e dos conceitos matemáticos iniciais. A oficina foi uma ação de extensão proposta pelo grupo que conduz o Projeto do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Matemática, liderado pelas professoras Inhelora Kretzschmar Joenk e Sueli Krug Giehl, tendo como assistente de pesquisa a acadêmica Andreia Floriani da Silva. Participaram da oficina as professoras da Educação Infantil, do 1º ano e a professora alfabetizadora da Escola Unidavi. As atividades apresentadas devem ser iniciadas na Educação Infantil, tendo continuidade ao longo das séries iniciais do Ensino Fundamental, visto que é por volta dos 7 ou 8 anos que as crianças começam a apresentar justificativas baseadas no raciocínio lógico para as situações-problema apresentadas. A ação terá continuidade durante o segundo semestre de 2013 com a realização de novos encontros e a confecção de materiais para abordar as operações lógicas de classificação e seriação. Diversas pesquisas realizadas, diversos teóricos demonstram que o conhecimento resulta da interação do sujeito aprendente com o ambiente em que vive. Jean Piaget, analisando o psiquismo infantil durante mais de cinquenta anos, concluiu que, ao longo de seu processo de desenvolvimento, a criança constrói conhecimentos por meio de sua ação sobre os objetos. Dessa forma, a exploração do ambiente que cerca a criança aos poucos vai se transformando em modelos mais elaborados de conhecimentos,  integrando-se a outros e formando esquemas mais complexos. Nesse processo de aprendizagem, principalmente em ambiente escolar, a mediação planejada do professor ou da  professora é fundamental. IMG_0002 IMG_0003 IMG_0005 IMG_0006

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