Últimas Notícias
Notícias
Direito
21/10/2014
Laboratório Piloto de Mediação de Conflitos do Núcleo de Prática Jurídica da Unidavi.
De acordo com previsão do Edital/NPJ n. 03/2014 encontra-se em pleno funcionamento e sob a orientação do Prof. Saul José Busnello, o Laboratório Piloto de Mediação de Conflitos do Núcleo de Prática Jurídica da Unidavi. Neste primeiro momento os alunos inscritos e selecionados estão em preparação teórica com aulas presenciais semanais as sextas-feiras das 14h as 17h30min, utilizando-se de materiais da ENAM (Escola Nacional de Mediação) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, constituindo-se de livros, manuais e DVD´s que são reproduzidos em equipamento de mídia (som e imagem) nas dependências do auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).
Para complementação das atividades e obtenção de maior bagagem teórica do processo que envolve a Mediação estão sendo desenvolvidos pelos alunos Papers e Artigo sob a orientação do prof. Saul, e, que são apresentados ao professor e à equipe no intuito de trocar informações e melhor compreender o processo. Os artigos de cunho científico serão publicados mediante seleção na Revista do curso de Direito da Unidavi.
Segundo Saul, toda esta preparação resultará em um índice maior de resolução pacífica de conflitos, a denominada autocomposição, nos casos que são apresentados o atendimentos práticos do NPJ, evitando que processos sejam ingressados em juízo desnecessariamente, contribuindo desta forma na diminuição de custos operacionais e para uma menor sobrecarga em todo sistema, desde o procurador até o Poder Judiciário.
"Não poderia deixar de mencionar a participação e o empenho dos Professores Márcio Ricardo Staffen, idealizador do Projeto, Sandra Angélica Schwalb Zimmer, Coordenadora do Curso de Direito e Walter Carlos Seyfferth, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica que abraçaram e apoiaram esta ideia", ressalta o prof. Saul.



