Notícias

Anjos da Leitura

14/10/2016


O Projeto de Extensão Anjos da Leitura é realizado por professores e acadêmicos da UNIDAVI, em parceria com o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de Rio do Sul (Casep), órgão que acolhe adolescentes em conflito com a lei do Município. O intuito é incentivar a leitura como atividade complementar ao aprendizado pedagógico oferecido na instituição.

 

O objetivo principal é a implantação de um projeto permanente de leitura no Centro, tendo em vista a importância da leitura no desenvolvimento das habilidades de linguagem e escrita, bem como na construção de valores próprios. O tempo de permanência dos adolescentes no Casep é de, em média, três meses e a rotatividade é recorrente. "Percebemos a importância de tornar o projeto de forma permanente, para que todos os adolescentes que passarem por lá, em algum momento, possam ser beneficiados", explica o Coordenador do Projeto, Prof. M.e Jeancarlo Visentainer.

 

Jeancarlo explica que o projeto foi desenhado em três etapas. A primeira diz respeito ao diagnóstico das habilidades de leitura e preferências dos adolescentes, a segunda tem como objetivo despertar o interesse pela leitura através de técnicas pedagógicas e a terceira consiste em manter o projeto de forma permanente, através de atividades como varal literário, semana da ficção, semana do personagem favorito, semana da interpretação, roda da leitura, entre outros.

 

A partir do diagnóstico dos interesses dos adolescentes, foram levantados vários pedidos de livros. "Após uma análise referente ao conteúdo, selecionamos 28 títulos, os quais a UNIDAVI adquiriu e doou para o projeto", ressalta Jeancarlo.

 

Participam do projeto os acadêmicos: Ingrid Reif, Karina Alice Pereira, Larissa Gabriela Ferreira, Larissa Tiedmann, Leonardo Borges Felipe e Thaís de Oliveira Vieira, dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Direito e Engenharia Civil, acompanhados do Professor Jeancarlo e da Prof.ª M.ª Jully Fortunato Buendgens. O projeto também conta com o apoio da Prof.ª M.ª Michela da Rocha Iop, do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cognição.

 

Michela comenta que as atividades no Casep acontecem todas as terças-feiras, das 14h às 17h. "Aceitamos contribuições voluntárias de materiais escolares e de livros", ressalta.

 

O projeto já desenvolveu atividades com diversos livros e no momento está executando a leitura da trilogia "Harry Potter", de J. K. Rowling. "Os adolescentes têm sido participativos e pró-ativos em todas as atividades propostas até o momento", finaliza Jeancarlo.

 

Fotos disponibilizadas pelo Casep de Rio do Sul

Texto adaptado de Fernanda Nehring

Compartilhe a notícia: