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Formação
23/03/2016
Foi com o Tema "Repercussões Sociais Decorrentes do Avanço Científicos e Tecnológico: manifestações curriculares resultantes da intervenção docente" que a Professora da UNIDAVI, Kátia Regina Koerich Fronza defendeu sua Tese. Foi às 14 horas do dia 18 de março, no Auditório do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Kátia apresentou um estudo voltado para Educação Científica e Tecnológica, com foco nas repercussões sociais decorrentes do avanço da ciência e da tecnologia e na forma como se manifestam no currículo dos cursos superiores do Campus Rio do Sul do IFC, que é organizado, interferido e consolidado pelos docentes, que trazem para sua atuação, resquícios da formação acadêmica que receberam.
A ciência e seus avanços atendem aos interesses de toda sociedade? A ciência e a tecnologia são vantajosas para todos? Todos têm acesso às descobertas científicas e às novas tecnologias? Para quê, para quem? Por quê? São pensados os avanços científicos e tecnológicos? Como os currículos da educação científica e tecnológica tratam sobre isso? Qual a relação que fazem com as questões sociais? "Esses e outros questionamentos nortearam o referencial teórico da tese em três planos: Ciência, Tecnologia e aspectos civilizatórios; Educação Científica e Tecnológica e os Institutos Federais; Currículo, formação e atuação docente", explica Kátia.
A Banca Avaliadora foi constituída pelos(as) Professores Doutores(as) Frederico Firmo de Souza Cruz (UFSC), Fábio Peres Gonçalves (UFSC), Roberta Pasquali (IFSC), Marilane Maria W. Paim (UFFS/IFC), Francisco Montório Sobral (IFRJ).
O resultado? A-P-R-O-V-A-D-A, com todas as letras e ainda teve o trabalho indicado para publicação em livro e artigos.
"Estou muito feliz e orgulhosa. A tarefa não foi fácil, foram muitas idas e vindas, mas o resultado é compensador", finaliza a Doutora.
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