Notícias

Em breve!

06/06/2016


Ao contrário do que muitos podem pensar, a matemática pode ser divertida, envolver emoção e conquistas. Por isso, nos dias 14 e 15 de maio, foi realizado no JK Shopping, em Brasília a 12ª edição do Rei da Derivada - RDD. O encontro reuniu universitários, do DF e de outros estados, em uma disputa de cálculos matemáticos.

O evento vem crescendo e conquistando cada vez mais admiradores, e neste ano, cerca de 300 estudantes participaram nos dois dias de competição.

O projeto que já tem data marcada para ser desenvolvido na UNIDAVI, tem o acompanhamento da professora de Cálculo, Emanuela Jorge, que participou da edição em Brasília nos dias 14 e 15 de maio. 

Segundo Manu o RDD será realizado ainda esse mês e em breve será divulgado aos acadêmicos e interessados no assunto. O maior objetivo do projeto é demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma divertida e dinâmica, além de aumentar a facilidade dos alunos no aprendizado.  

Já a brincadeira, é simples. Os participantes são divididos em pequenos grupos que travam batalhas entre si com um único desafio: ver quem consegue resolver a função proposta mais rapidamente. O jogo tem como um dos principais objetivos desmistificar a derivada, conceito matemático que faz parte da disciplina de Cálculo I e está presente em todos os cursos da área de exatas, que é para muitos alunos, sinônimo de temor.

"Para esta 1ª edição serão em torno de 16 grupos disputando simultaneamente, em grandes quadros brancos espalhados pela praça central, local onde pensamos em fazer o evento em Rio do Sul. O título de rei ou rainha da derivada é dado àquele que conquistar mais pontos no fim do jogo", comenta Emanuela. 

Segundo o professor de Cálculo da UnB e idealizador do evento, Ricardo Fragelli, o projeto está crescendo e a cada ano recebe professores de outros estados. “O Rei da Derivada já é feito em vários estados brasileiros, e os professores geralmente vêm a Brasília para entender melhor os detalhes do evento e replicarem em suas Instituições. Para nós, é uma alegria muito grande e uma motivação a mais para fazermos um excelente RDD ”, ressalta.

Em paralelo à competição, durante todo o evento, acontece diversas oficinas, onde qualquer visitante pode participar fazendo sua inscrição na hora. E na edição da UNIDAVI, não será diferente. Haverá atividades destinadas aos professores, pais e comunidade, com o intuito de mostrar técnicas da matemática que podem tornar a aprendizagem mais motivadora e interessante. São desafios de lógica, jogos para colorir e brincadeiras que envolvem a matemática de maneira divertida e lúdica.

UNIDAVI, há 50 anos o lugar onde você merece estar!

Fonte: Jornal de Brasília 

Compartilhe a notícia: