Notícias

Acessibilidade, na UNIDAVI tem!

03/08/2016


¿Quanto mais você adapta os espaços e os materiais, oferece acesso à informação e à comunicação, menos a deficiência é percebida, porque a Acessibilidade é quebra de barreiras e permite às pessoas o direito de ir e vir, com independência". Prof.ª Marizete Serafim Hoffmann, Coordenadora do Núcleo de Orientação a Pessoas com Necessidades Especiais da Instituição.

Assim começa a entrevista sobre acessibilidade na UNIDAVI que há tempos vem sofrendo alterações. Seja na parte estrutural ou pedagógica.

Marizete explica que diversas mudanças foram feitas ao longo dos anos e, no primeiro semestre de 2016, outras aconteceram. ¿Banheiros foram rebaixados, assim como os terminais de consulta da Biblioteca e carteiras adaptadas para alunos dos cursos de Pós-graduação¿, ressalta.

Outra grande obra foi a instalação do elevador no Campus de Taió. Além da marcação de vagas nos estacionamentos internos e externos. ¿É importante que sejam ouvidos e respeitados, tanto o aluno como o professor que tenha alguma necessidade. A UNIDAVI está sempre preocupada com este quesito e sempre em busca de melhorias¿, afirma o Vice-reitor da UNIDAVI, Prof. Alcir Texeira.

Um passo importante foi a contratação de um professor para o Atendimento Especializado Educacional ¿ AEE, que compreende um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional e continuamente, prestados de forma complementar à formação de estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento; e suplementar à formação de estudantes com altas habilidades/superdotação.

O Acadêmico da 2ª fase do Curso de Direito matutino, Edemilson de Souza, tem Nanismo e explica que não há como negar as dificuldades, mas também as melhorias feitas pela Instituição. ¿Com estas adaptações tudo fica mais fácil, desde a comunicação até as pesquisas e higiene¿, comenta.

Edemilson ressalta que antes mesmo do primeiro dia de aula foi muito bem acolhido pela UNIDAVI e pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais, o Nopne. ¿É um ambiente muito bom para se estar e toda reformulação de espaços ajuda muito quem tem dificuldades ou limitações¿, finaliza.

A UNIDAVI dispõe de biblioteca com espaços próprios; computadores com leitores de telas (NVDA); elevadores; estruturas físicas adaptadas; orientação pedagógica; placas, livros e áudios em Braille; professor para o Atendimento Especializado Educacional; e sinalização nos corrimões.

UNIDAVI, há 50 anos o lugar onde você merece estar!

Compartilhe a notícia: