Horto Florestal

03/08/2016

O Horto Florestal da UNIDAVI possui atualmente cerca de vinte mil mudas de espécies de árvores nativas. Destas, mais de doze mil são desenvolvidas no sistema de produção em tubetes, os quais são alocados em bandejas com capacidade de 54 tubetes.

Com o sistema de produção, é possível produzir mais de mil mudas diariamente, além de facilitar o deslocamento das plantas no viveiro.

Segundo o Biólogo do Horto Florestal, Prof. M.e Robson Carlos Avi, com o sistema em tubetes as mudas desenvolvem-se muito bem, e o manuseio com as espécies se torna mais fácil. ¿Quando a muda está pronta para o plantio, ela é retirada do tubete, apresentando um bom desenvolvimento radicular, o qual se adapta bem ao plantio no solo. O tubete é novamente aproveitado para o plantio de novas mudas, não gerando resíduo¿, comenta Robson.

Para facilitar o transporte das mudas após a retirada do tubete, a planta é encaixada em um tubo de jornal, que envolve o sistema radicular, e não o danifica.

¿Estamos realizando alguns experimentos para ver a possibilidade de plantio da muda com o jornal enrolado para facilitar a plantação¿, ressalta o Biólogo.

O Horto Florestal conta com várias espécies de árvores nativas e podemos destacar:

Araucária

Palmito

Coqueiro-jerivá

Guamirim-ferro-de-gemballa

Há outras espécies onde também é adotado o sistema de coleta de mudas da regeneração natural de algumas áreas, formando assim um mix de espécies que naturalmente foram dispersadas e germinaram na área de coleta em questão.

O Horto Florestal fica localizado no Parque Universitário UNIDAVI e foi inaugurado em dezembro de 2006. O espaço tem em média 600 m² disponíveis para projetos de Pesquisa e Extensão, além de atividades de educação ambiental envolvendo escolas da região.

O local beneficia diretamente acadêmicos de Ciências Biológicas, mas também de outros cursos que queiram desenvolver atividades ligadas à produção de mudas. O Horto é aberto à visitação.

UNIDAVI, há 50 anos o lugar onde você merece estar!