Notícias

Outubro Rosa

06/10/2017


Você sabe, realmente, qual o objetivo e de onde surgiu o Outubro Rosa? Sabia que é um movimento popular mundial? Pois é, a cor do laço simboliza a luta contra o Câncer de Mama, em TODO O MUNDO e busca a participação de todos, população, empresas e entidades. A campanha de conscientização objetiva alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.  

O movimento é de origem americana, onde vários Estados tinham ações isoladas referente à doença ou mamografia no mês de outubro, por isso tornou-se o mês nacional de prevenção. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, difundidas mundialmente.  

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Anualmente a ação é promovida na cidade.  

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.  

No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.  

Agora que você já conhece um pouco mais da história, mude a sua. Toque-se, faça o exame. Embora outubro seja o mês da conscientização, você deve se cuidar todos os dias, fazer exames periódicos.  

Colaborou: outubrorosa.org.br  

Listamos algumas dicas que podem auxiliar na prevenção ao Câncer de Mama:  

Varie a alimentação ao máximo. Frutas, legumes, verduras e leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e feijão branco, são alimentos de origem vegetal que ajudam a prevenir o câncer de mama. Além de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células, tais alimentos têm o poder de consertar o DNA danificado quando a agressão já estiver iniciada ou de pelo menos interromper a multiplicação desordenada, caso o conserto não seja possível.  

Mulheres acima dos 40 anos já devem se preocupar mais com o câncer de mama, principalmente se houver algum histórico de caso na família, em parentes de primeiro grau como pai, mãe, irmãos e filhos. As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia sempre a cada dois anos.  

Não é aconselhável que mulheres na menopausa façam reposição hormonal. Caso necessite, faça sempre sob orientação estrita de um médico.  

Não fume. Estudos científicos garantem que fumar, a longo prazo, aumenta o risco de incidência da doença em algumas mulheres.  

Faça o autoexame. O câncer de mama é silencioso, o que torna difícil a detecção de sintomas. Além de consultar um ginecologista, nunca dispense fazer o autoexame, pois é através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos.  

Evite ingerir bebida alcoólica. O consumo de álcool, por menor que seja, pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer. A possibilidade se torna ainda maior quando a bebida alcoólica é associada ao tabaco.  

Pratique uma atividade física regularmente que lhe dê prazer e saia do sedentarismo. Pessoas obesas produzem mais estrogênio, um hormônio feminino responsável pelo aparecimento do câncer de mama.  

Um banho de sol de 10 minutos, antes das 10 horas ou após as 16 horas, não faz mal a ninguém. Pelo contrário. A leve exposição aumenta a produção de vitamina D, reduzindo pela metade os riscos da doença.  

Pelo menos duas vezes por semana tome sopa de tomate, substituindo a água pelo suco de cenoura. Além de nutritiva, a sopa se torna um antioxidante que auxilia na prevenção do câncer.  

Amamente o máximo de tempo possível. As mães que amamentam seus bebês por pelo menos um ano reduzem o risco de desenvolver o câncer de mama futuramente.  

Colaborou: o povo online.

Foto: alunas do MBA em Gestão Empresarial da UNIDAVI! 

"Somos Outubro Rosa, por nós, por você! Previna-se!"

Compartilhe a notícia: