Notícias

X Fórum de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica

19/09/2017


Dias 25 e 26 de setembro, acontece o X Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. O evento é promovido pelo Comitê do Itajaí e trará discussões acerca da Educação Ambiental para gestão de Riscos de Desastres.  

Dia 25, às 9h, a palestra de abertura será com Sidnei Furtado Fernandes e traz o tema "Construindo Cidades Resilientes; minha cidade está se preparando". Sidnei é representante da ONU para o Brasil no que se refere ao Programa de Políticas Transnacionais da entidade e da qual o projeto faz parte. Ele é especialista no assunto e acumula mais de 30 anos de experiência na área de Defesa Civil, tendo atuado em muitas cidades brasileiras.  

Às 10h30min, a palestra será da educadora da USP, Prof.ª Dr.ª Sâmia Nascimento Sulaiman, autora de vários trabalhos relacionando a educação ambiental e os riscos de desastres, entre eles a tese de doutorado com o título: "De que adianta? O papel da educação ambiental para a prevenção de desastres naturais".  

Às 14h, o tema abordado será "Educação ambiental na superação de cenários de risco de desastres", com o Prof. Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan-UDESC). Em 2016 Prof. Mário participou da Conferência das Nações Unidas sobre Ciência e Tecnologia para a Redução do Risco de Desastres.  

E para finalizar as atividades do dia 25, às 15 horas, as técnicas da Defesa Civil de Blumenau, Luciana Schramm Correia e Juliana Mary de Azevedo Ouriques, irão relatar as experiências dos dois projetos desenvolvidos nas escolas do município: Defesa Civil na Escola e Agente Mirim de Defesa Civil.  

No dia 26, em parceria com o Projeto Caixa e Água da FURB, o Fórum continua com oficinas temáticas em Blumenau, Rio do Sul e Itajaí, com o tema "Inclusão de tecnologias digitais na gestão de riscos de desastres", desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia Ambiental (PPGEA-FURB). Além da FURB, as oficinas serão realizadas no mesmo dia na UNIDAVI, em Rio do Sul, e na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Itajaí.  

Informações: aguas.sc.gov.br

Inscrições:  

Palestras do dia 25: https://goo.gl/forms/zba4xkgWBzs7MH432  

Oficinas do dia 26: https://goo.gl/forms/q0EoDLsdPgg55ogS2  

Colaborou Prof. Willian J. Goetten - Docente no Curso de Engenharia Civil da UNIDAVI


Compartilhe a notícia: