Parceria entre Unidavi e Acirs

04/12/2018

O Parque Universitário Unidavi, localizado no encontro dos rios em Rio do Sul, terá novidades para 2019. A partir do próximo ano o local passa a ser o Centro Empresarial de Inovação e Empreendedorismo Norberto Frahm, comportando a sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), a Junta Comercial, Sebrae e todos os serviços que são oferecidos por essas entidades.

O convênio foi firmado na noite dessa terça-feira(4), junto à posse da nova diretoria da Acirs. A transferência da sede Acirs para o local foi acordada com a Unidavi em uma negociação de pouco mais de um ano e possibilitará ainda mais usabilidade da estrutura disponível. A visão de ambas instituições é tornar o local um grande polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo.

Para o Vice-reitor da Unidavi, Prof. Alcir Texeira, as parcerias junto dos setores público e privado são primordiais para o desenvolvimento da inovação, assim como para o crescimento de cada novo empreendedor. "Essa ação, sobretudo, traz a aproximação das empresas com a universidade com o intuito de buscar através disso o desenvolvimento, não só de Rio do Sul, mas de todo o Alto Vale do Itajaí. É um momento de integração entre o ensino teórico e o ensino prático e essa aproximação vai funcionar como uma plataforma de conhecimento", ressalta.

A mudança não afeta os serviços que hoje são oferecidos pela Unidavi, como a Incubadora de Empresas - Gtec, Museu da Madeira, Espaço Indígena e o Espaço Moisés Boni, que abriga o Teatro Embaixo da Ponte. Mas passa a contar com o compartilhamento das estruturas.

O Presidente da Acirs, Amândio João da Silva Júnior, explica que a necessidade levantada pela associação de uma sede maior foi somada à oportunidade de estar mais próximo da academia, o que potencializa as atividades de formação aos associados, assim como promover mais movimento ao local. "Nesse mundo compartilhado de tecnologia e empreendedorismo, entendemos que esse era o local ideal, para unir as forças com a academia e a associação. Para não simplesmente mudar a sede da associação empresarial para cá, mas criar um novo conceito, um novo ecossistema de fomento ao empreendedorismo, a tecnologia e de coworking. Isso aqui será, em pouco tempo, um centro de referência para Santa Catarina", ressalta.

A novidade contará com o compartilhamento dos espaços existentes, a universidade continua com a propriedade do local, cedendo em forma de comodato o uso dos espaços internos e externos.

O projeto, com reforma e reestruturação, está sendo elaborado e as mudanças na estrutura já estão acontecendo.