Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas

23/05/2018

Dia 14 de junho, às 19 horas, inicia o curso de Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas. O curso objetiva possibilitar a adequada compreensão das rotinas trabalhistas e práticas de departamento pessoal que envolvem os processos de recrutamento, seleção, contratação, manutenção e demissão de colaboradores.

A primeira disciplina será Direito Aplicado às Relações Trabalhistas, ministrada pelo Prof. M.e Ariel Francisco da Silva. "A disciplina trata dos principais temas do direito do trabalho, com um olhar mais prático, a partir das rotinas do departamento de pessoal, buscando uma abordagem que parte da realidade (mundo do ser) para o direito (mundo do dever ser), visando integrá-los, ao invés de partir do mundo ideal para o real, como normalmente se faz com as matérias jurídicas", explica.

É na Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas, que o profissional terá competência para analisar e interpretar aspectos das relações de trabalho, as especificidades relacionadas às funções e ramos de atuação empresarial; Habilidades e competências para promover melhorias nos processos internos de seleção, contratação e desligamento de colaboradores nas organizações, além da análise e geração de informações para subsidiar o processo decisório quanto a gestão de pessoas; entre outras.

Ainda, para Prof. Ariel, as relações jurídico-trabalhista são relevantes do ponto de vista acadêmico, pois regulam as relações entre empresas e sua massa de trabalhadores, notadamente os empregados, já que a relação de emprego marca fortemente nosso modelo de produção atual, repercutindo assim em praticamente (ainda que indiretamente) todas as esferas da vida em sociedade. "Academicamente não se pode negligenciar um fenômeno social tão relevante quanto o trabalho, seja ele subordinado ou não", completa.

O Docente ressalta que, do ponto de vista prático, é essencial que o profissional de recursos humanos, departamento pessoal, gestor, contabilista, jurista e de áreas afins, saiba dar solução aos diferentes impasses que surgem no dia-a-dia entre empresas e trabalhadores ou, ainda, com sindicatos, podendo solver essas questões sem gerar passivo e prevenindo o surgimento de um contencioso volumoso.