Alunos de Medicina participam da 3ª Olimpíada de Anatomia

30/07/2018

Três alunos da 3ª fase do Curso de Medicina da Unidavi passaram para a 2ª etapa da 3ª Olimpíada de Anatomia da Editora Elsevier.

Composta por 6 etapas, sendo 5 online e 1 (a última) presencial, a olimpiada classificou 1.000 alunos na 1ª eliminatória, dentre eles Isabela De Andrade Lindner, Patricia Sens De Oliveira e Mateus Luchtenberg.

Isabela explica que "é uma prova com tempo, eles te dão um estudo de caso, aí você tem múltiplas escolhas e cada vez que eu empato com alguém, o fator de desempate é o tempo. Então tem que ter estratégia, isso deixa a gente um pouco nervoso."

Uma matéria no site da editora comenta que as edições anteriores foram um sucesso e que a empresa entende o quanto a anatomia humana é relevante para a formação dos profissionais da saúde, por isso a competição, como meio de estimular o aprendizado dos estudantes.

A aplicação da prova da 2ª etapa foi no dia 25 de julho e a divulgação está prevista para o dia 30 de julho e vai selecionar 150 estudantes. A grande final será presencial, em local a ser definido pela Elsevier, no dia 3 de outubro.

METODOLOGIA ATIVA

Para Isabela, "o raciocínio da prova é bem parecido com o raciocínio do nosso aprendizado. Eles te dão um paciente, uma situação que ele passou ou um exame que apresentou determinada coisa, e você tem que orientar alguma característica ligada a anatomia que eles vão pedir."

"Como a nossa faculdade tem Metodologia Ativa, a gente começa a ver a Anatomia de tudo um pouco. E na prova tem pergunta de osso, de neuro, está tudo misturado. Então ele não seleciona só um pessoal de determinada fase, mas gente que já foi vendo um pouco de cada coisa. E eu fui mais de curiosidade pra ver o que eu conseguia aplicar o que eu já aprendi" completa ela.

No curso de Medicina da Unidavi, uma das principais Metodologias Usadas é a PBL - Problem Based Learning / Aprendizagem Baseada em Problemas. Para conhecer mais, preparamos um e-book, que você pode baixar, clicando aqui!