Comitê de Ética em Pesquisa promove Formação Continuada

24/07/2018

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Unidavi promoveu na segunda-feira, 23, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, uma formação continuada sobre pesquisas com seres humanos.

Desde 2015, quando foi instituído, o Comitê de Ética da Unidavi teve seu credenciamento aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, baseado nas Resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), atrelada ao Ministério da Saúde. Todos os projetos de pesquisa que envolvam de alguma forma a participação de pessoas, devem ser encaminhados ao sistema CEP/CONEP via Plataforma Brasil (um sistema informatizado nacional do Ministério da Saúde).

O encontro foi conduzido pela professora Josie Budag Matsuda, coordenadora do CEP, e a formação foi ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Condeixa de França, membro representante da CONEP do Ministério da Saúde. Participaram da formação todos os membros conselheiros do Comitê de Ética e a Secretária Jessica Cristine Goedert.

A formação teve como objetivo promover a compreensão da função dos membros enquanto relatores/avaliadores éticos com pesquisas que envolvem seres humanos. Entre os assuntos, foram abordados o sistema de avaliação dos projetos no CEP e os aspectos éticos que envolvem as pesquisas.

De acordo com a Coordenadora do CEP, Prof. Josie, "o comitê continuará promovendo encontros com este objetivo, visando, além do resguardo dos direitos dos participantes da pesquisa, a melhoria contínua dos projetos de pesquisa desenvolvidas. Em nome do Comitê agradecemos à equipe da CONEP, representada pelo professor Dr. Paulo França, que desde o início aceitou nosso convite para essa formação" completa.

O palestrante

Prof. Dr. Paulo Henrique Condeixa de França é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1992), tem Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).

Atualmente é professor titular da Universidade da Região de Joinville - Univille. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, vírus das hepatites, marcadores moleculares e genotipagem.