Soluções para habitação

20/09/2018

Nessa quinta-feira (20) os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentaram soluções próprias para habitações desenvolvidas às pessoas em vulnerabilidade social.

Durante a disciplina de Arquitetura Moderna e Contemporânea Latino-americana, foi desenvolvido uma atividade artística na parede da sala de aula da 8ª fase do curso, sob orientação da professora Marina Bernardes. A ação teve como objetivo, propor soluções habitacionais para grupos que são, de certo modo, desassistidos por programas sociais atuais.

Assim, utilizando-se de referência da América latina, os alunos propuseram habitações baseadas em técnicas e materiais construtivos da contemporaneidade. O projeto arquitetônico foi planejado para os seguintes grupos: sem teto, indígena, idosos, imigrantes, famílias em área de risco, LGBT e universitários.

O principal foco foi desenvolver um projeto que levasse em conta o perfil específico daquele cliente, visando assim, aprimorar o olhar do arquiteto não apenas para o ambiente, mas para o usuário.

Além disso, a fixação dos projetos na parede da sala, teve duas principais finalidades: praticar uma das principais ferramentas da profissão: a comunicabilidade do projeto arquitetônico e também humanizar a sala de aula tornando-a um espaço mais agradável, que estimule e contribua para o bem-estar de alunos e professores.