Notícias

Grupo de Pesquisa

21/10/2019


O Grupo de Pesquisa "Direito, Inovações e Bioética" (Gedib), liderado pelos professores Mickhael Erik Alexander Bachmann e Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho, terá cinco participações em dois importantes eventos: o IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política e o XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi).

De 11 a 13 de novembro, acontece o IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política. O evento é promovido pelos programas de Pós-graduação em Direito, da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Associação Brasileira de Direito Constitucional e Filosofia Política. 

Conheça os trabalhos aprovados:

GRUPO DE TRABALHO "FILOSOFIA MORAL E METAÉTICA": 

"O status moral dos animais não-humanos e seus reflexos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988" - Prof. Elizeu e os acadêmicos da psicologia Gustavo de Moraes Machado e Eduardo Benkendorf (filósofo já graduado).

"Uma abordagem utilitarista acerca da manipulação genética de seres humanos" - Rafael Darolt Strelow (egresso do curso de Direito), Prof. Elizeu e Débora Maria Nagel (acadêmica da 10ª fase do curso de Direito).

GRUPO DE TRABALHO "LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E SUAS RESTRIÇÕES":

"Liberdade de expressão e conteúdo pseudocientífico: haverá limite para as liberdades de crença e de cátedra nas salas de aula do Estado brasileiro?" - Prof. Mickhael, Virgínia Meirinho (acadêmica da 4ª fase do curso de Direito) e Prof. Elizeu. 

"O debate sobre fake news: poderá o posicionamento de John Stuart Mill auxiliar na resolução do problema contemporâneo?" - Virgínia Meirinho, Prof. Mickhael e Eduardo Benkendorf. O tema do trabalho vem sendo pesquisado pela acadêmica desde a primeira fase do curso.

GRUPO DE TRABALHO "O COMPORTAMENTO JUDICIAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS EMPÍRICAS":

"Animais não-humanos e o STF: uma análise acerca do art. 225, § 1º" - Prof. Elizeu, Débora Maria Nagel e Rafael Darolt Strelow.

De 13 a 15 de novembro, os professores Elizeu e Mickhael também se apresentarão no XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), que acontecerá em Belém/PA. No evento, versarão sobre o tema "O desenvolvimento sustentável e a produção dos animais não-humanos para consumo: uma incoerência na condição dos animais?", que é um dos pôsteres da Linha de Pesquisa "Biodireito e direitos dos animais".

Ficou interessado no Gedib? 

Entre em contato: mickhael@unidavi.edu.br e elizeu.oliveira@unidavi.edu.br


Compartilhe a notícia: