Proesde

15/10/2019

Desde 2018, o acadêmico da sexta fase de Educação Física - Licenciatura da Unidavi, João Paulo Mattos Siqueira, de 20 anos, é beneficiado com bolsa de estudo integral pelo Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), que é coordenado pela Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

"Me inscrevi no edital do Proesde Licenciatura do ano passado, esse ano novamente, e tive a felicidade de ser selecionado nos dois anos. Aí em cada edital trabalhamos com uma temática diferente. Em 2018, por exemplo, estudamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e agora, em 2019, estamos estudando o Novo Ensino Médio", afirma o acadêmico.

De acordo com a coordenadora do Projeto de Extensão Proesde Licenciatura da Unidavi, Prof.ª M.ª Naiara Gracia Tibola, "além de estudar os documentos relacionados à educação,  no Proesde os acadêmicos têm a oportunidade de se relacionar com as escolas (professores e gestores) colocando em prática o que está sendo estudado, teoria e prática. Tenho certeza que os alunos que já frequentaram o Proesde Licenciatura e hoje atuam como professores possuem um diferencial na educação", explica ela.

Além da bolsa de estudo, o Programa propicia aos alunos beneficiados agregar conhecimento e experiências importantes tanto para a carreira acadêmica, quanto para a carreira profissional.

"Tirando a própria bolsa, que é um instrumento que ajuda bastante o acadêmico durante a graduação, o Proesde é importante também para nosso aperfeiçoamento. No Programa conseguimos aprofundar os debates sobre nossa área de formação, legislação, apresentamos trabalhos no seminário regional e no seminário estadual e publicamos artigos. Em relação à área profissional, hoje eu estou trabalhando como estagiário na Educação Especial, e vejo a importância de estar aliando meu trabalho com os estudos do Proesde", destaca o acadêmico João.

O que é o Proesde?

Constitui em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de profissionais da educação, capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da educação básica, por meio da organização curricular, mediante a articulação entre sua formação acadêmica, nos cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares (UEs) públicas de educação básica no âmbito da Proposta Curricular da Educação Básica do Estado de Santa Catarina.

Valor da bolsa?

O aluno recebe bolsa integral do curso de Licenciatura, no limite de dois salários mínimos, vigente em dezembro do ano anterior.