28/11/2019

Durante o segundo semestre de 2019 os estudantes do curso de Administração desenvolveram trabalhos em empresas da região. A atividade foi realizada na disciplina de Gestão Estratégica de Negócios, ministrada pelo professor Gilberto Luiz Maschio, e teve como objetivo socializar os acadêmicos no ambiente dos negócios, por meio do desenvolvimento de soluções para demandas das próprias organizações da região.

O estudo segue metodologia própria desenvolvida em sala de aula e compreende a visita a uma empresa ou organização social da região, visando elaborar diagnóstico estratégico e propor plano de ação para alguma demanda gerencial. O relatório deve apresentar no mínimo os seguintes itens: caracterização da empresa objeto de estudo, descrição do negócio, missão e visão, histórico, diagnóstico estratégico, posicionamento estratégico, plano de ação com base nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) e parecer da empresa estudada.

Neste semestre foram 19 empresas estudadas, distribuídas nos campi de Rio do Sul, Taió e Presidente Getúlio, onde a disciplina foi ministrada.

Empresas do campus de Taió:

Confeitaria Kimassa (Taió)

Mix Malu Loja de Variedades (Santa Terezinha)

Sicoob (Taió)

Klauberg & Gadens Ltda - Mercado Econômico (Taió)

Empresas do campus de Presidente Getúlio:

Padaria e Confeitaria Gutes Essen (Presidente Getúlio)

Confecções Rosimeri Eireli EPP (Presidente Getúlio)

Couribi Artigos em Couro (Ibirama)

Lojas Donna (Dona Emma)

Lojas Neo Ltda (Presidente Getúlio)

Laticínios Família Schotten (Vitor Meireles)

Floricultura Hagi (Presidente Getúlio)

Empresas do campus de Rio do Sul

Tidas - Serviços, Tecnologia e Crediário (Rio do Sul)

Cláudia Móveis e Eletrodomésticos (Agronomica)

Longa Villa Chic (Rio do Sul)

Turiana Confecções (Agrolândia)

Oficina de Radiadores Alto Vale (Rio do Sul)

Ziann Jeans (Presidente Nereu)

7) Sicoob Alto Vale (Rio do Oeste)

8) Gdoky Jeans (Rio do Sul).

O projeto visa melhorar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo ao estudante a experiência prática do aprendizado de sala de aula, consolidando sua formação profissional, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento das organizações regionais.