Notícias

Ciclo de Palestras

06/11/2019


Dias 4 e 5 de novembro, na Unidavi de Rio do Sul e Ituporanga, aconteceu o Ciclo de Palestras da 1ª Jornada de Justiça Restaurativa Sistêmica: edificando a cultura da paz, com o objetivo de reparar danos causados, restaurar senso de justiça e reintegrar toda uma comunidade. "Isso acontece por meio do diálogo que compartilha o poder e as escolhas nas decisões, o que aproxima e facilita a ação que beneficia a todos. É a oportunidade de assumirmos nossas responsabilidades para ensinar a prática da não violência", comenta a Advogada e Palestrante Carolina Cardoso Dutra. 

A Justiça Restaurativa teve início no Brasil em 2005 por meio da reforma do Judiciário, com a elaboração do projeto Promovendo Práticas Restaurativas no Sistema de Justiça Brasileiro, junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD. 

Na ocasião, aconteceu a apresentação da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SC, criada em 23 de outubro de 2019 e que tem por objetivos promover estudos a respeito da justiça restaurativa e divulgá-los entre advogados, estagiários, estudantes de Direito e comunidade em geral.  Estimular a exposição e discussão de outras técnicas e mecanismos adotados por outros países na busca da solução de conflitos; entre outras finalidades.

Membros da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SC:

Carolina Cardoso Dutra

Michieli Daiane Trentine de Souza

Karina Borgonovo da Costa

Daniele Chaves Tatim

Stephanei Maíara Piske

Patrícia Pasqualini Philippi

Maira Sandri

Amanda Petronilha Ferreira

Suria Carina Knopp

Priscila Doose de Carvalho Lorenzetti

Zélia Schlupp Mengarda


As Palestras:

Introdução à Justiça Restaurativa Sistêmica, com a Advogada Carolina Cardoso Dutra.

Oficinas de Práticas Restaurativas Sistêmicas Aplicadas pelos Operadores do Direito, com a Advogada Tâmara Scolari Schreiber.

Práticas Restaurativas como Método de Resolução de Conflitos, com a escritora, Prof.ª M.ª Márcia Sarubbi Lippmann.

A atividade acontece hoje no Campus de Presidente Getúlio e dia 12 em Taió.

Compartilhe a notícia: